Com blocos de Carnaval ainda movimentando as ruas aos finais de semana, a Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) reforçou a fiscalização no trânsito. Blitzes foram realizadas em pontos estratégicos da cidade para coibir a combinação de álcool e direção e aumentar a segurança nas vias.
Somente neste fim de semana, foram realizados 431 testes de embriaguez. Ao todo, 31 irregularidades foram registradas e quatro veículos acabaram removidos para um pátio credenciado.
Na noite de domingo (22), uma das blitze aconteceu na Avenida Fernando Ferrari, em Goiabeiras. Durante a abordagem, um dos motoristas não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Também foram identificadas outras situações, como documento vencido e veículo com equipamento obrigatório sem funcionamento.
Já no sábado (21), a fiscalização foi realizada na Avenida Saturnino de Brito, na Praia do Canto. Mais de 400 motoristas passaram pelo teste do bafômetro. Durante a ação, 14 condutores se recusaram a fazer o exame e foram autuados. Segundo a Guarda, a recusa também é considerada infração de trânsito.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, quem se recusa a realizar o teste recebe multa de R$ 2.934,70 e tem a carteira de habilitação suspensa por 12 meses.
Para o gerente de Operações e Fiscalizações do Trânsito (Goft), Marcelo Paraguassu Pires, a fiscalização é uma forma de preservar vidas. “Dirigir sob a influência de álcool é expor não apenas o motorista que age assim, como também colocar a vida de outras pessoas em risco no trânsito”, afirmou.









