Ex-funcionário de concessionária é preso por liderar furtos de carros

Um homem de 46 anos, ex-funcionário de uma concessionária no bairro Planalto Serrano, na Serra, e apontado como líder de uma associação criminosa que furtava carros antigos, está preso, após investigação da Divisão Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV). As vítimas são, principalmente, colecionadores.

Também estão presos um jovem de 23 anos, filho desse ex-funcionário, e um terceiro homem, apontado como receptador, responsável por pegar os veículos. Os três, segundo o titular da DFRV, formavam a associação criminosa. Todas as prisões aconteceram no dia 25 de junho, em flagrante.

Dois carros foram furtados de dentro do pátio da concessionária, quando o homem ainda era funcionário, em 24 e junho, um dia antes das prisões. Repare que há um veículo que vai frente. É o chamado batedor. De acordo com o delegado, eles sempre um usam um segundo carro para acompanhamento do carro roubado até o destino final. Veja:

Um terceiro furto, de uma caminhonete Hilux, aconteceu no estacionamento de um supermercado no bairro Parque Residencial Laranjeiras dia 18 de junho:

“Ele descobriu que estava sendo monitorado e saiu do emprego. Mas, antes de sair, furtou dois carros 0 km, sem placas. Um Renault dia 18 de junho e a Hilux modelo 2022, no dia 24, no estacionamento de um supermercado na Serra”, detalha o titular da Delegacia Especializada da DFRV, Luiz Gustavo Ximenes

De acordo com o delegado, a investigação começou em janeiro. “Eles vem praticando furtos de diversos veículos automotores, principalmente na Serra. São veículo antigos, anos 90, 95 e 2000”.

O delegado explica que os criminosos usavam três modalidades após os furtos desses veículos. Em uma adulteravam pra repasse, para que o receptador vendesse o veículo. Na segunda eles mandavam para desmanche e as peças eram vendidas.

“O acesso é difícil, o carro vai ficando antigo e a peça fica com valor elevado. Então tem interesse de alguns compradores, como uma pessoa que sofreu acidente com carro antigo e acaba solicitando para o veículo seja subtraído e montado outro veículo em cima”, explica o delegado sobre as vendas. A terceira modalidade era a de retirada do cobre e posterior abandono do veículo.

No dia 15 de março eles roubaram um Gol na Serra e a polícia conseguiu identificar o líder da organização criminosa. Ele já tinha passagens pela polícia por homicídio qualificado, além de quatro por furto e roubo.

“Na DFRV, quando acontece esse tipo de ação criminosa, temos sempre uma ação controlada. Conforme a Lei de associação Criminosa, só precisa de comunicação prévia ao juízo. Então, nesses casos, como na Gangue da Hilux, a gente vai fazer o flagrante no momento mais oportuno”.

O líder vai responder por adulteração veicular e associação criminosa, o filho dele por receptação e associação criminosa e o receptador por receptação, adulteração e associação criminosa.

Os nomes dos envolvidos estão em sigilo porque outras pessoas ainda estão sendo monitoradas pela polícia. Todos os carros furtados foram recuperados.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas