Um homem de 46 anos, ex-funcionário de uma concessionária no bairro Planalto Serrano, na Serra, e apontado como líder de uma associação criminosa que furtava carros antigos, está preso, após investigação da Divisão Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV). As vítimas são, principalmente, colecionadores.
Também estão presos um jovem de 23 anos, filho desse ex-funcionário, e um terceiro homem, apontado como receptador, responsável por pegar os veículos. Os três, segundo o titular da DFRV, formavam a associação criminosa. Todas as prisões aconteceram no dia 25 de junho, em flagrante.
Dois carros foram furtados de dentro do pátio da concessionária, quando o homem ainda era funcionário, em 24 e junho, um dia antes das prisões. Repare que há um veículo que vai frente. É o chamado batedor. De acordo com o delegado, eles sempre um usam um segundo carro para acompanhamento do carro roubado até o destino final. Veja:
Um terceiro furto, de uma caminhonete Hilux, aconteceu no estacionamento de um supermercado no bairro Parque Residencial Laranjeiras dia 18 de junho:
“Ele descobriu que estava sendo monitorado e saiu do emprego. Mas, antes de sair, furtou dois carros 0 km, sem placas. Um Renault dia 18 de junho e a Hilux modelo 2022, no dia 24, no estacionamento de um supermercado na Serra”, detalha o titular da Delegacia Especializada da DFRV, Luiz Gustavo Ximenes
De acordo com o delegado, a investigação começou em janeiro. “Eles vem praticando furtos de diversos veículos automotores, principalmente na Serra. São veículo antigos, anos 90, 95 e 2000”.
O delegado explica que os criminosos usavam três modalidades após os furtos desses veículos. Em uma adulteravam pra repasse, para que o receptador vendesse o veículo. Na segunda eles mandavam para desmanche e as peças eram vendidas.
“O acesso é difícil, o carro vai ficando antigo e a peça fica com valor elevado. Então tem interesse de alguns compradores, como uma pessoa que sofreu acidente com carro antigo e acaba solicitando para o veículo seja subtraído e montado outro veículo em cima”, explica o delegado sobre as vendas. A terceira modalidade era a de retirada do cobre e posterior abandono do veículo.
No dia 15 de março eles roubaram um Gol na Serra e a polícia conseguiu identificar o líder da organização criminosa. Ele já tinha passagens pela polícia por homicídio qualificado, além de quatro por furto e roubo.
“Na DFRV, quando acontece esse tipo de ação criminosa, temos sempre uma ação controlada. Conforme a Lei de associação Criminosa, só precisa de comunicação prévia ao juízo. Então, nesses casos, como na Gangue da Hilux, a gente vai fazer o flagrante no momento mais oportuno”.
O líder vai responder por adulteração veicular e associação criminosa, o filho dele por receptação e associação criminosa e o receptador por receptação, adulteração e associação criminosa.
Os nomes dos envolvidos estão em sigilo porque outras pessoas ainda estão sendo monitoradas pela polícia. Todos os carros furtados foram recuperados.









