Dólar Em baixa
5,070
3 de maio de 2024
sexta-feira, 3 de maio de 2024

Vitória
31ºC

Dólar Em baixa
5,070

Morte na Mata da Praia acende debate sobre diálogo e armas

O tiroteio motivado por uma briga por cachorros, que vitimou o empresário aposentado Manoel de Oliveira Pepino, de 73 anos, na Mata da Praia, Vitória, acendeu o debate de autoridades capixabas acerca do diálogo e do acesso a armas.

A discussão aconteceu por causa de um cachorro sem coleira no fim da tarde do último sábado (20). O governador, Renato Casagrande, disse que a troca de tiros evidencia a cultura da violência presente na sociedade.

“É preciso registrar que a facilidade de acesso às armas torna desentendimentos entre as pessoas momentos de risco extremo. Combater a violência é dever do Estado, mas também de cada um de nós”.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Espírito Santo (OAB-ES), José Carlos Rizk Filho, também lamentou a situação nas redes sociais com uma publicação legendada “Mais Paz”.

“É preciso mais diálogo, mais tolerância e mais respeito para que episódios desse não se repitam e discussões sobre assuntos simples resultem em tragédias. Aguardamos conclusões das autoridades para manifestações oficiais”.

Relembre o caso

A Polícia Militar informou que, quando chegou ao local, encontrou Manoel já morto, caído no chão, e com ele uma arma de fogo. O advogado Luís Hormindo, que o matou, não saiu local. Ele se apresentou à polícia e afirmou ter sido vítima de tentativa de homicídio pelo aposentado, também estando em posse de uma arma de fogo.

Segundo a PM, Luís Hormindo relatou que estava caminhando com seu cachorro quando passou pelo casal – Manoel e a esposa – que estava com um cão fora da coleira e que já havia atacado seu animal em outra ocasião. Ele disse que os três começaram a discutir e, em dado momento, o idoso saiu e retornou efetuando disparos contra ele.

O advogado afirmou que, então, sacou a arma que tinha na cintura e disparou contra o aposentado enquanto tentava se proteger dos tiros, porém o idoso continuou correndo em sua direção e atirando. Segundo o suspeito, quando o homem de 73 anos foi atingido pelos disparos e caiu no chão, ele ligou para o SAMU e aguardou a chegada da Polícia Militar.

A equipe da PM realizou busca pessoal e recolheu o armamento, junto com o carregador. O suspeito apresentou a documentação pessoal e os documentos da arma de fogo.

A Polícia Civil informou que o advogado foi conduzido à Delegacia Regional de Vitória e autuado em flagrante por homicídio e por praticar ato de abuso contra cão (já que o cachorro do idoso também foi atingido), previsto no art. 32§ 1º-A da LEI 9.605/98. Ele foi encaminhado ao presídio militar, localizado no Quartel da Polícia Militar.

O corpo do aposentado foi encaminhado para o Departamento Médico Legal (DML) de Vitória, para ser necropsiado e, posteriormente, liberado para os familiares.

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas