Dólar Em alta
5,077
8 de maio de 2024
quarta-feira, 8 de maio de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em alta
5,077

Inquérito sorológico: nova etapa dependerá de análises

Após três dias de trabalhos, a primeira etapa do segundo Inquérito Sorológico terminou na quarta-feira (29) em 13 municípios capixabas. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), os resultados ainda estão sendo apurados e deverão ser divulgados nos próximos dias.

Inquérito sorológico: nova etapa dependerá de análises
Luiz Carlos Reblin, subsecretário de Vigilância em Saúde. (Foto: Divulgação)

“Vamos trabalhar as etapas dependendo dos resultados. O inquérito monitora a situação geral do estado, mas os municípios que estão fazendo parte vão conhecer a realidade de sua cidade e dependendo da prevalência, vamos programar a etapa seguinte, que poderá acontecer 15 e 21 dias – tempo do ciclo do vírus. O primeiro inquérito foi programado para acontecer em quatro etapas. Esse segundo inquérito as etapas seguintes dependem da análise”, disse o subsecretário de saúde Luiz Carlos Reblin.

A maior parte dos municípios inseridos nesta primeira etapa fica no interior capixaba, pelo fato de que nessas cidades os casos de contaminações do novo coronavírus estão altos. São elas: Afonso Cláudio, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, Marataízes, Nova Venécia, Santa Maria de Jetibá, São Mateus; na Grande Vitória, Serra, Vila Velha e Vitória participaram. Alguns já têm os resultados como:

Serra

Foram visitados 521 domicílios e realizados 586 testes, sendo 529 negativos e 57 positivos.

Vitória

Na capital foram testados 522 pessoas, dessas, 29 testaram positivo (5,6%).

Santa Maria de Jetibá

Na cidade interiorana foram feitos 648 testes, desses, 16 apontaram como positivos.

Novos municípios

A partir da segunda etapa deste inquérito, outros municípios que se mostraram interessados em realizar a pesquisa em seus territórios e fizeram a adesão ao Inquérito, poderão participar. Esses novos municípios, na chamada “fase de candidaturas”, ficarão encarregados de providenciar os equipamentos de proteção individual e materiais de apoio; além de estruturar as equipes de campo, o transporte e a logística de alimentação.

Já a Sesa, por meio das regionais de saúde, oferecerá o apoio metodológico e tecnológico na aplicação da pesquisa, com análise estatística, capacitações, manual instrutivo da pesquisa e os relatórios finais.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas