Dólar Em alta
5,077
6 de maio de 2024
segunda-feira, 6 de maio de 2024

Vitória
27ºC

Dólar Em alta
5,077

“Impostossauro” em Jardim Camburi vai alertar sobre quantidades de impostos pagos pelos brasileiros

Será que dinossauro sabe tocar pandeiro, cavaquinho e violão de 7 cordas? Pois neste sábado (27), a partir das 16h, o Impostossauro vai cair no tradicional chorinho que acontece na Praça Engenheiro Renato Loyola (Praça do Yahoo), em Jardim Camburi, para alertar sobre a alta carga tributária do Brasil. Você sabia que o brasileiro trabalha mais de cinco meses apenas para pagar impostos?

A ação faz parte do Dia Livre de Impostos (DLI), evento anual realizado desde 2007, em todo o Brasil, sob a coordenação das Câmaras de Dirigentes Lojistas Jovens (CDLs Jovens), com um dia de venda de produtos sem impostos e com conscientização sobre a elevada cobrança de tributos sem a devida correspondência em investimentos básicos, como saúde, educação e infraestrutura.

Este ano, o DLI está marcado para 6 de junho, com diversas ações. Mas, o Impostossauro já está pelas ruas, chamando a atenção da população. Ele já desembarcou em Vitória, já passeou pela orla da Curva da Jurema, e agora vai cair no chorinho em Camburi, o bairro mais populoso de Vitória, com distribuição de panfletos educativos.

Em breve, vai andar de patinete, visitar a feira de Jardim da Penha, a Praça dos Namorados e fazer várias estripulias para que todos saibam que o Brasil é o 14º país que mais arrecada imposto, mas segue em última colocação como o pior retorno do dinheiro para a população, segundo pesquisa feita com 30 países.

“O DLI é uma oportunidade para os consumidores experimentarem a sensação de adquirir produtos sem a pesada carga de impostos que normalmente os acompanha. O Impostossauro está rondando as ruas de Vitória, de 15 em 15 dias, para conscientizar sobre essa tributação excessiva que impacta diretamente no poder de compra do cidadão”, comentou Alexandre Monteiro, coordenador do DLI este ano pela CDL Jovem Vitória.

Entre os produtos que têm maior quantidade de taxas, de acordo com a Associação Comercial de São Paulo, estão: cachaça (81,87%), jogos de videogame (72,18%), gasolina (61,95%) relógios (56,14%), joias (50,44%), lata de cerveja (42,69%) e ração para cães e gatos (41,26%).

Arrecadação de impostos

Em 2023, foram arrecadados mais de R$ 3 trilhões no Brasil com impostos, taxas e contribuições pagas à União, aos estados e municípios. O valor, segundo levantamento do Impostômetro, da Associação Comercial de São Paulo, seria suficiente para comprar, aproximadamente, 7 bilhões de cestas básicas ou 97 milhões de carros populares; ou ainda para pagar 50 salários-mínimos mensais durante 5 milhões de anos e, se aplicado na poupança, renderia R$ 17,4 bilhões por mês.

“A iniciativa permite que os consumidores compreendam melhor a composição de preços e os desafios enfrentados pelos empresários diante da carga tributária”, comentou Chris Badke, presidente da CDL Jovem Vitória.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas