Dólar Em alta
5,105
21 de maio de 2024
terça-feira, 21 de maio de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em alta
5,105

Causa animal: Vitória terá um local permanente para adoção de cães e gatos

Foi lançado nesta terça-feira (30) o edital para a construção do Centro Permanente de Adoção de Animais (CPAA), que será construído no Parque de Barro Vermelho, em Vitória. A obra custará R$ 797.758,60 e terá um prazo de 420 dias para ser entregue a partir da ordem de serviço.

Para iniciar a obra, uma licitação eletrônica foi aberta na segunda-feira (29) e vai até o dia 20 de junho. Após conhecer a empresa vencedora, o prefeito, Lorenzo Pazolini, assinará a ordem de serviço para início da construção.

Durante a coletiva, realizada na sala de reuniões da prefeitura de Vitória, diversos protetores de animais estavam presentes e muito animados com a notícia. É o caso de Regina Mazzocco, presidente da Sociedade Protetora dos Animais do Espírito Santo (SOPAES).

“Estou há mais de dez anos realizando eventos de animais e é muito cansativo, dá muito trabalho, porque temos sob nossa responsabilidade a valorização do animal, do protetor, do espaço, da pessoa que vai adotar durante o evento de adoção. Esse local físico vai nos poupar em muitos pontos, como a alimentação durante o evento, porque teremos estrutura para fazer isso. Espero que o centro se torne uma referência para quem quiser adotar, e que toda vez que alguém pense em adoção, se lembre desse espaço”, disse.

Para o secretário de Obras de Vitória, Gustavo Perim, o local dará melhores condições para animais e aos possíveis adotantes.

“É um equipamento inédito e para mim, é uma novidade em estrutura que nem temos o hábito de projetar. Essa estrutura de 153m² terá canil, gatil e será totalmente diferente daquilo que tínhamos conhecimento no passado, que era a carrocinha, que sabemos o fim que era dado aos animais. Agora, com a construção desse equipamento fixo de adoção, aliados aos outros equipamentos que já temos disponíveis na administração, teremos condições de dar a qualidade do atendimento, de acordo com a necessidade do animal. Então, depois de pronto, as pessoas terão esse local como referência para adoção e para entregar, caso não tenha condições de adotar e cuidar”, ressaltou.

Atualmente, a cidade de Vitória tem 9.175 animais atendidos para castração, o que poderia ter gerado, caso não fossem atendidos em cerca de 120 mil novos animais. O CPAA é o primeiro do tipo no Estado e será referência de local para adoção. O secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio José Föeger, afirma que o centro será um lar para os animais abandonados.

“Nós teremos um local que será de fácil acesso para todos, pela localização, dentro de um parque, e a estrutura conta com acessibilidade, rampas. Aliado ao Vetmóvel, que é uma unidade destinada ao serviço de ambulatório itinerante para cães e gatos de Vitória, não teremos mais os animais sem um local ideal para serem atendidos, eles terão uma casa”, ressaltou.

Quem gostou muito dessa novidade foram o gato Tarzan e um cãozinho muito dócil chamado João, que é bem famoso. Eles participaram da coletiva ao lado de seus tutores que defendem a causa animal. O prefeito da cidade afirmou que esse é um marco para a administração pública.

“Esse dia é muito marcante, porque celebramos um sonho, que foi sonhado por muitas pessoas que tem na causa animal um lema de vida. Nós pensamos e chegamos à conclusão de que o Manolo (parque onde será construído o CPAA) seria o local ideal. Esse sonho que hoje começa a se tornar realidade, nasceu das protetoras. Teremos uma casa para os animais e qualquer pessoa que pensar em adotar um animal vai pensar no Manolo, um lugar onde os animais são bem cuidados, com zelo, amor e carinho”, afirmou Pazolini.

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas