Dólar Em baixa
5,105
19 de maio de 2024
domingo, 19 de maio de 2024

Vitória
27ºC

Dólar Em baixa
5,105

Moradora denuncia saída de posto de guarda-vidas de trecho da praia aonde houve afogamento

No ultimo dia 23, um adolescente de 14 anos veio a óbito após se afogar na Praia de Itaparica em Vila Velha e de acordo com uma moradora o posto de salva-vidas da área foi retirado antes do ocorrido.

A pedagoga Mariflor Calixto afirma que um posto de salva-vidas foi retirado da orla de Itaparica em Vila Velha um pouco antes do verão. De acordo com a pedagoga o posto se localizava na altura do Hotel Plaza Mar. “A frequência de afogamento aqui nessa área é constante. Nessas férias um adolescente morreu afogado, está sendo muito complicado, há muitos afogamentos na região, eu mesma já presenciei e tive que chamar outros cidadãos para ajudar”.

 Mariflor, que também é moradora de Itaparica, relembra o frenesi dos vizinhos quando o posto estava ativo. “Todas as pessoas que moram aqui em Itaparica ficaram felizes, era gente agradecendo, tirando foto e enviando para a Prefeitura. Era um serviço que a gente precisa devido ao mar agitado, aqui é um ponto aonde várias crianças vêm com os pais para brincar e qualquer descuido pode gerar uma situação de perigo”.

A pedagoga reforça sua suplica ao Prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo para que reative o posto de salva-vidas da região. “Até enviei mensagens para o nosso prefeito, mas ele não deu retorno da questão”.

E aí, Prefeitura?

Procurada a Prefeitura de Vila Velha afirmou não ter conhecimento sobre o posto em questão. “Nenhum posto de Guarda-Vidas foi desativado”.

De acordo com os dados fornecidos pela prefeitura atualmente há 31 postos distribuídos entre a Ponta da Fruta até Praia da Costa, além do posto do Projeto Praia Legal, de acessibilidade à praia.

Somente em janeiro deste ano foram 31 resgates (quando o banhista é socorrido antes de começar a se afogar); 11 afogamentos (resgates quando houve algum nível de ingestão de água pela vítima); e dois óbitos (um por afogamento e outro por mal súbito), pontua a prefeitura.

Sobre a quantidade de Guarda-Vidas a Prefeitura de Vila Velha ressaltou o aumento do contingente para o período de alta temporada, que vai de novembro a março. A quantidade de profissionais foi de 70 para 120.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas