Dólar Em alta
5,077
7 de maio de 2024
terça-feira, 7 de maio de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em alta
5,077

“Estão usando o argumento da pandemia para praticar alienação parental”, diz especialista

"Estão usando o argumento da pandemia para praticar alienação parental", diz especialista
“Estão usando o argumento da pandemia para praticar alienação parental”, diz especialista — Foto: I-Stock

As consequências da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) estão indo muito além da área da saúde. Para menores de idade que têm pais separados e em situação de conjugalidade mal resolvida elas podem ser ainda maiores. 

Saiba mais > Acompanhe todas as informações sobre o coronavírus aqui

Segundo o advogado em direito de família José Eduardo Coelho, pais e mães estão usando o argumento da pandemia para praticar alienação parental. A prática caracteriza-se como toda interferência na formação psicológica do menor de idade promovida ou induzida por um dos pais. Na maior parte dos casos, a intenção é prejudicar o vínculo da criança ou do adolescente com o outro genitor. 

“Nesse momento em que nós estamos vivendo, alguns pais e algumas mães sob o argumento da pandemia estão aproveitando para praticar alienação parental, sem motivo e de forma aleatória. A alegação na maioria dos casos é de que não pode conviver por conta da pandemia”, disse Coelho. 

Nessa situação se encontra o servidor público Anderson Gomes, que não vê o filho há pelo menos 20 dias e é impedido pela ex-companheira de ter contato até mesmo de forma virtual. “Ele vinha 15 dias e eu tinha o direito a ficar nas férias, sendo que eu até fiquei com ele no começo das últimas. No entanto, a minha ex-companheira queria que eu devolvesse antes do prazo. Contra a minha vontade eu levei ele pra mãe e depois desse dia não consegui mais ter acesso ao meu filho, ela me bloqueou e eu tenho que ficar ligando para tentar algum contato”, contou o servidor público. 

Por conta dessa situação, Gomes explicou que procurou um advogado para dar entrada na guarda compartilhada e até mesmo ter a guarda para ele. A medida está sendo tomada a partir de agora porque quando o servidor público separou da ex-companheira a guarda compartilhada do filho não era automática e ele estava desempregado.

Saída
De acordo com o advogado em direito de família, nesses casos o ideal é procurar um advogado da confiança ou em casos de não ter condições financeiras a Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo. “Esse advogado vai entrar com uma tutela de urgência e por conta da pandemia deve conseguir a visitação virtual, por telefone e videoconferência. O Fórum está fechado, mas os juízes estão trabalhando para medidas de urgência”, ressaltou. 

Além disso, Coelho pondera que ambas as partes tem que ter em mente que o direito não é dos pais, mas sim do menor de idade. Por isso, orienta que sempre deve partir do pensamento do direito se a atitude vai beneficiar o filho. “Você protege ele [filho] da pandemia ou prejudica quando afasta do outro genitor? Os pais têm que entender que o que está em jogo é a formação afetiva da criança”.

A partir disso que o advogado Léo Rodrigo Zanotti, e a ex-companheira decidiram a pelo menos quatro semanas suspender as visitas aos finais de semana do filho à casa do pai. De acordo com Zanotti, esse período está sendo difícil e  complicado.

“Todo contato que eu tenho com ele é pelo telefone com o intuito de evitar qualquer risco e resguardar ele com esse problema, e principalmente agora, que parece que está no topo de casos da doença. Estamos fazendo contato por vídeo, sendo tudo assegurado por meio de um acordo que foi feito com a mãe dele”, contou o advogado.

Matheus Passos
Matheus Passos
Graduado em Jornalismo pelo Centro Universitário Faesa, atua como repórter multimídia no ESHoje desde abril de 2021. Atualmente também apresenta e produz o podcast ESOuVe. Ingressou como estagiário em junho de 2019. Antes atuou na Unidade de Comunicação Integrada da Federação das Indústrias do Estado (Findes).

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas