A madrugada desta terça-feira (17), feriado de Carnaval, foi marcada por um momento inusitado e emocionante na BR-101, em Ibiraçu, no Norte do Espírito Santo. A base de atendimento ao usuário da Ecovias Capixaba se transformou em sala de parto improvisada para a chegada do pequeno Benedito.
A mãe, Maria Luísa Figueiredo, estava com 34 semanas e cinco dias de gestação quando começou a sentir contrações por volta das 2h da manhã. Ela e o marido, Hector Cometti Cavallieri, saíram da fazenda onde moram, a cerca de 13 quilômetros de Jacupemba, em Aracruz, com destino a uma maternidade na Serra. No caminho, porém, perceberam que não chegariam a tempo.
“Em João Neiva vimos que ele não aguentaria chegar até lá. Ele queria nascer. Lembrei da base da Ecovias em Ibiraçu e fui direto pedir ajuda”, contou o pai.
A família chegou ao local às 5h41, onde foi atendida pela equipe da ambulância formada pela técnica de enfermagem Patrícia da Penha Vieira Serrano Clemente, o motorista Luciano Fraga e o resgatista Josenir Eleutério.
Segundo Patrícia, que trabalha na concessionária há cerca de um ano, essa foi a primeira vez que participou de um parto na rodovia. “Eu estava descansando quando o carro parou na base e o pai gritou que o bebê estava nascendo”, relatou.
Como o trabalho de parto evoluiu rapidamente, não houve tempo de transferir a gestante para a ambulância. A equipe realizou o procedimento dentro do próprio veículo da família.
“Deitei o banco do carro e posicionei a mãe. Em cerca de cinco minutos o bebê nasceu. Ver um bebê nascer nas suas mãos é muito emocionante”, disse a técnica de enfermagem.
Maria Luísa afirmou que já tinha percebido que o filho não esperaria chegar ao hospital. “Eu estava consciente de que ele não ia esperar. Só aguardava a ajuda de alguém para recebê-lo”, contou, agradecendo especialmente o cuidado da equipe.
Após o nascimento, mãe e filho foram levados pela ambulância da concessionária a uma unidade hospitalar, com suporte médico acionado. Mesmo prematuro, Benedito — nome escolhido em homenagem ao avô — passa bem e permanece internado ao lado da mãe.









