O descarte irregular de lixo em uma área de Guarapari foi denunciado por moradores na região de Tartaruga. Na década de 80 as administrações usavam a região como lixão, mas uma decisão da Justiça impediu que o local continuasse sendo usado para o despejo de dejetos. Contudo, basta cavar superficialmente para encontra lixo, inclusive hospitalar.
A situação chegou a ser noticiada por ESHOJE em 21 de maio, tendo a reportagem visitado o local e constatando de perto o problema. Na ocasião a prefeitura afirmou desconhecer a irregularidade e se comprometido em apurar. Nesta segunda-feira (30) a prefeitura de Guarapari informou que esteve na região de Tartaruga averiguando, mas negou indício hospitalar.
“A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura (Semag) esclarece que uma equipe de fiscalização esteve no local realizando a coleta de material do solo para vistoria. No local, foi verificada a existência de uma área de depósito de construção civil, porém, não foi identificado nenhum indício de descarte de lixo hospitalar. Também foi solicitada a reabertura de camadas de solo para verificação de alguma ocorrência de tal descarte irregular”, disse em nota.
E continuou: “Na década de 90, o transbordo do lixo do município era realizado naquela região e, com o passar do tempo, o gerenciamento dos resíduos foi intensificado de forma a garantir segurança, sem riscos à saúde pública e ao meio ambiente”.
A reportagem também voltou ao terreno e, ao contrário do que informou a administração da cidade, a irregularidade continua no local.
Por nota a prefeitura disse ainda que: “Atualmente, todo o descarte de lixo hospitalar das unidades de saúde do município é realizado por empresas especializadas, que são responsáveis pela coleta, transporte e destinação final, com a incineração destes resíduos.
Empresas particulares, que prestam serviços de saúde em Guarapari, podem se cadastrar na Prefeitura de Guarapari para utilização deste serviço especializado”.









