Dólar Em baixa
5,073
6 de maio de 2024
segunda-feira, 6 de maio de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em baixa
5,073

Ela aprende para ajudar crianças carentes de bairro em Vila Velha

WhatsApp Image 2018-03-20 at 10.10.11Com sorriso no rosto e muita vontade ela recebe crianças de dois a dez anos, todos os dias e tenta, com o pouco conhecimento e muita vontade, ajuda-las. Os 37 anos e com o ensino médio incompleto, Schirley Maria de Jesus Araújo é a “Schirley Alegria”. Em um espaço simples localizado no antigo lixão do bairro Barrares, em Vila Velha, ela oferece reforço escolar e cuidados a 130 crianças.

Ela é quem comanda o projeto “Mãe Creche Schirley Alegria” desde março do ano passado, motivada pelo desejo de cuidar melhor da filha e das crianças de seu bairro que ficavam nas ruas enquanto os pais precisavam trabalhar. “A situação do nosso bairro é muito carente e tinha muita criança na rua à toa. Arrumei um espaço, e era um barraco mesmo, e comecei com cinco crianças. Quinze dias depois já eram 70 e hoje são 130, pois não tenho como aceitar mais. Inicialmente eu queria brincar com elas, ensinar as letrinhas, fazer coisas para elas se divertirem sem ficar na rua”, explicou Schirley.

WhatsApp Image 2018-03-20 at 10.07.54Aquela tia alegre sequer concluiu a 8ª série e estava fora da escola há uma década, mesmo assim, não faltou esforço de vontade para ajudar. “Aqui ficamos com as crianças de dois anos a 14 e sempre nos momentos em que não estão nas suas escolas. Estudamos juntos e oferecemos café da manhã, almoço e janta. Algumas sequer tinham o que comer, hoje já saem de barriguinha cheio, ou, pelo menos, tendo feito uma refeição no dia”.

Hoje o projeto não caminha só com a Schirley pois pessoas abraçaram a causa e doam o que podem. “Não recebemos ajuda em dinheiro. Hoje o terreno que temos foi comprado por um grupo de pessoas que nos doou, recebemos alimentos, material escolar e até uma pedagoga vem uma vez por mês nos ajudar e até me ensinar”.

E para não ficar para trás, ela também decidiu voltar a estudar e hoje é aluna do projeto Educação de Jovens e Adultos na rede pública de Vila Velha. “Ajudo no que aprendi”.

WhatsApp Image 2018-03-20 at 10.08.35Dificuldades
Quando a Schirley Maria começou a se movimentar para ajudar as crianças de sua vizinhança, ela mesmo precisava de apoio. Estava desempregada por ter deixando seu último trabalho para ficar com a filha. Empregada doméstica, ela teve uma menina, hoje com seis anos, com anemia falciforme (produção anormal de glóbulos vermelhos do sangue).

Cuidando da filha, ela passou a reparar nas necessidades das demais no bairro e iniciou o trabalho. No projeto há um berçário, montado com doação, as crianças fazem as refeições na mesma mesa em que estudam e não falta esforço e carinho. “Eu me sinto muito feliz e digo a minha filha que ela ganhou 129 irmãos. Me sinto feliz, não tem como explicar: só de ver que não estão na rua e não estão passando fome. Saem daqui com a barriguinha cheia, graças a Deus”, finalizou ela.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas