Dólar Em alta
5,077
10 de maio de 2024
sexta-feira, 10 de maio de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em alta
5,077

Setor das Micros e Pequenas Empresas tem papel importante na redução das desigualdades

No Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, comemorado nesta terça-feira (5), o governador, Renato Casagrande, veio a público apresentar as ações do executivo estadual e destacou a importância do setor para a redução das desilguades.

As ações para micro e pequenas empresas são promovidas pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico (Sectides) e pela Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).

Em solenidade, realizada no Palácio Anchieta, o governador sancionou Decreto que altera a Lei Complementar nº618 de 2012, do Estatuto Estadual da Micro e Pequena Empresa e Microempreendedores Individuais. Também foi assinado, em conjunto a Aderes, a Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Segerh), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), o Instituto Jones Santos Neves (IJSN) e a Junta Comercial do Espírito Santo (JC-ES) o protocolo de intenções para o desenvolvimento do projeto do Observatório de Políticas Públicas para Micro e Pequenas Empresas do Estado.

Governo do Estado, Aderes, Sebrae-ES, Secretaria de Turismo e Prefeitura de Muniz Freire, assinaram o termo de cooperação técnica para o desenvolvimento do projeto do Centro de Comercialização de Artesanato e Produtos da Agroindústria e Atendimento ao Turista da Região do Caparaó. Governo, Aderes, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) também firmaram termo de parceria para oferecimento de cursos e capacitações para as Micro e Pequenas Empresas.

Por fim, foi assinada entre Governo, Aderes e Banestes a autorização de criação de uma nova linha de crédito, dentro do Programa Nossocrédito, para atender especificamente as micro e pequenas empresas capixabas, com objetivo valorizar os empreendedores formais e impulsionar a formalização daqueles que ainda não o fizeram.

Renato Casagrande ressaltou, em discurso, as mudanças que a pandemia provocou na vida dos capixabas e a importância das iniciativas particulares de criar ou inovar empreendimentos de micro e pequenas empresas. “Valorizar o micro e pequeno empreendimento local é fazer com que a riqueza fique aqui, no nosso Estado. Nós temos que incentivar a produção aqui, para fortalecer a economia capixaba, até para proteger o meio ambiente, gastando menos com transporte e, principalmente, para distribuir melhor a riqueza e reduzir desigualdades sociais”, completou.

O presidente da Aderes, Alberto Galvini, ressaltou que o Espírito Santo já tem mais de 394 mil micro e pequenas empresas e empreendedores, segmento responsável por mais de 90% dos empregos.

“Nesse dia, fazemos referência à importância desse segmento, que é quem dá o primeiro emprego para o jovem, emprega o mais idoso e distribui a renda na comunidade. É o segmento que faz com que, no Brasil, a desigualdade possa ser combatida”, afirmou o presidente.

FOTO DESTAQUE: Governo do ES

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas