Dólar Em baixa
5,073
6 de maio de 2024
segunda-feira, 6 de maio de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em baixa
5,073

Dia da Montanha Limpa promove ação no Morro do Moreno

dia da montanha limpa

Na manhã deste sábado (14), ocorrerá um mutirão de limpeza no Morro do Moreno. A ação faz parte do Dia da Montanha Limpa, que acontece simultaneamente por toda a América Latina, em prol da conservação de montanhas.

No Brasil, a coorganizadora do evento é a Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME), e através do Programa Adote uma Montanha (PAM), associações de escaladas de todos os cantos escolhem um local para cuidar uma vez por ano.

O Morro do Moreno foi o escolhido pela Associação Capixaba de Escalada (ACE) em 2005, e desde então, anualmente recebe visitas de voluntários de diferentes idades para promover a conscientização ambiental aos frequentadores locais.

De acordo com o membro da ACE, José Márcio Moraes, tudo é organizado previamente. “A gente se organiza antes, planeja, arruma materiais como escova de aço e produtos para ajudar na retirada da tinta”.

Moraes diz ainda que a Associação consegue patrocínio e leva lanche e água para os voluntários. São disponibilizadas sacolas, luvas, óculos de proteção e equipamentos específicos para a remoção da tinta. O ACE indica que quem se voluntariar utilize roupas para prática de esportes, calçado fechado, chapéu e protetor solar.

A ação acontecerá às 7h30 e espera cerca de 500 voluntários. “São convidadas várias entidades, desde escolas até pessoas de grupo de escotismo”, afirma Moraes.

As pessoas são distribuídas pelas trilhas e lugares de difícil acesso no Moreno, aonde coletam lixo e removem as pichações.

José Márcio explica que os locais mais perigosos ficam com os escaladores profissionais. “Em locais mais difíceis a gente deixa com quem tem mais experiência. Leigos e crianças ficam em locais de mais fácil acesso”, disse.

Preservação e crime ambiental

O Morro do Moreno apresenta fauna diversificada e é de grande interesse ambiental por ser habitado por um tipo de bicho-preguiça que consta na lista vermelha de animais em risco de extinção.

Segundo a Lei Federal 9.605 de 1998, a pessoa que picha ou grafita comete um crime ambiental. No caso de pedras, classificadas como monumentos, a pena pode ir de seis meses a um ano de prisão, além de multa. A Polícia Militar Ambiental recebe denúncias pelos telefones 3336-4515 ou 190.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas