Dólar Em alta
5,077
9 de maio de 2024
quinta-feira, 9 de maio de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em alta
5,077

Pontos vazios no primeiro dia sem Transcol na Grande Vitória

O primeiro dia útil após a implementação de medidas mais restritivas de quarentena no Espírito Santo começou com um cenário diferente na capital capixaba. Nesta segunda-feira (29), pontos de ônibus amanheceram vazios em pleno início da semana. No calçadão da Praia de Camburi, o movimento de pessoas praticando exercícios era intenso.

Desde domingo (28), os ônibus do sistema Transcol não estão circulando na Grande Vitória. A medida foi adotada pelo Governo do Estado para tentar conter o avanço da pandemia em território capixaba. Parte  da frota do transporte coletivo está sendo destinada, exclusivamente, a profissionais de Saúde. 

Pontos vazios no primeiro dia sem Transcol na Grande Vitória

Ramon Oliveira era o único em um ponto de ônibus em frente à Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Ele é funcionário de uma empresa de telemarketing, e aguardava por um veículo fretado pela organização. “Eles contrataram uma empresa de transporte para levar a gente, mas tem uma hora que eu estou aqui esperando e nada”, conta.

No calçadão de Jardim Camburi, o movimento de pessoas praticando exercícios físicos era o mesmo de outras segundas-feiras. Mesmo com as constantes orientações da Secretaria de Saúde pedindo que as pessoas evitem o deslocamento às orlas durante a quarentena, a manhã ensolarada atraiu moradores da capital.

Pontos vazios no primeiro dia sem Transcol na Grande Vitória

No comércio, o cenário era de portas fechadas. Com as novas medidas anunciadas na última quinta-feira (25), atividades que eram consideradas essenciais foram suspensas, como o funcionamento do comércio atacadista, lojas de material de construção civil, oficinas e casas de peças, dentre outros setores.

Zenilda Garcia Coelho, funcionária de uma loja que vende equipamentos médicos disse que o movimento se manteve estável desde o início da quarentena, mas, nesta segunda-feira, o número de atendimentos caiu porque muitos dos clientes dependem do transporte coletivo. “O cancelamento de cirurgias também fez as vendas diminuírem bastante. Se continuar assim, vamos fechar essa loja e deixar só uma unidade funcionando”, afirma.

Pontos vazios no primeiro dia sem Transcol na Grande Vitória

Além de suspender o transporte coletivo e diminuir o número de atividades essenciais, o novo decreto do Governo do Estado, prolongou a quarentena até o dia 4 de abril, domingo de Páscoa. Na primeira versão, as medidas restritivas iriam apenas até a próxima quarta-feira, 31 de março.

A funcionária de uma padaria em Jardim da Penha conta que, nos últimos dias, o fluxo de clientes também caiu no estabelecimento. “Principalmente, porque agora as pessoas não podem mais sentar pra comer, então o movimento diminuiu bastante”, afirma.

O novo decreto também tirou da lista de serviços essenciais estabelecimentos que comercializam produtos de cuidado animal, permitindo apenas  a venda de alimentos e o funcionamento das clínicas veterinárias.

As agências bancárias só podem fazer atendimento presencial em casos de recebimento de benefícios. O funcionamento de instituições financeiras de fomento econômico e casas lotéricas também está suspenso.


Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas