Dólar Em alta
5,077
9 de maio de 2024
quinta-feira, 9 de maio de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em alta
5,077

Idosos de até 74 anos serão 40% do grupo prioritário na vacinação contra a Covid

Entre os mais de 1 milhão de capixabas que terão prioridade na vacinação contra o novo coronavírus, um grupo com 435.659 idosos, entre 60 e 74 anos, será a maioria (40%).

No Plano Operacional de Estratégia de Vacinação Covid-19 do Espírito Santo, assinado pelo secretário de saúde, Nésio Fernandes, na última semana, consta que eles serão imunizados na 2ª fase.

Na 1ª fase, será vacinado um grupo com de 271.788, que representa 35% do total: idosos de 60 anos ou mais residentes em Instituições de Longa Permanência (ILPIs), os maiores de 75 anos, trabalhadores da saúde, indígenas e ribeirinhos.

Já na 3ª e última fase, com 393.566, serão vacinadas as pessoas com comorbidades, incluindo câncer, obesidade, doença renal, cardiovasculares, transplantados, entre outros.

O plano se baseou nos últimos dados sobre a doença no estado. De acordo com os dados do Painel Covid-19 ES, referentes à esta quarta-feira (30), apesar de o número de confirmados ser maior entre pessoas entre 20 e 59 anos (78%), a maioria das mortes acontece entre pessoas com mais de 60 (76%).

As mulheres são as mais infectadas pelo vírus (131.437), porém, os homens são maioria dos óbitos (2.827). E a maior mortalidade está entre pessoas com problemas cardiovasculares (53%), diabéticas (20%) e obesas (10%).

Planejamento

A estimativa é que 1.101.103 milhões de pessoas tenham prioridade na imunização.

O estado trabalha com a possibilidade de seis vacinas: Janssen, AstraZeneca, Sputnik V, Pfizer, Moderna, a chamada “5ª vacina Chinesa”, desenvolvida pela Anhui Zhifei Longcom, a Covaxin (produzida pela empresa indiana Bharat Biotech) e uma última em produção pela canadense Medicago.

Pelo planejamento, cinco teriam duas aplicações: Janssen (intervalo de 56 dias); AstraZeneca e Covaxin (28 dias); Sputnik V, Pfizer e Medicago (21 dias); Moderna (29 dias); apenas a “5ª vacina Chinesa” poderá ter uma terceira dose, feita entre 28 e 56 dias.

O Governo do Estado trabalha com três fases, sendo pré-campanha, campanha e pós-campanha. Na 1ª, foram estabelecidos 14 pontos, entre eles, fomentar para que os municípios organizem os serviços de saúde e as ações de vacinação por agendamento remoto (via web ou contato telefônico) com o público prioritário.

Na fase da campanha, as principais estratégias são atender os grupos prioritários por agendamento online ou telefônico e desmistificar fake news sobre a pandemia e vacinação.

Na pós-campanha, o governo capixaba pretende identificar os não vacinados, para posterior encaminhamento, e também vacinar em casa, quando indicado.

Por fim, o governo estuda a possibilidade de abertura de postos temporários (escolas, igrejas e centros comunitários), para evitar que idosos circulem no centro de saúde, além de vacinar drive thru ou ao ar livre (parques, por exemplo).

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas