Dólar Em alta
5,077
9 de maio de 2024
quinta-feira, 9 de maio de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em alta
5,077

Crianças em orfanatos celebram sem poder receber visitas

Com um ano difícil como foi 2020, um Natal de esperança pode ser uma oportunidade para a reflexão. Abrigos que acolhem crianças em situação de vulnerabilidade da Grande Vitória, disponibilizam rede de doações para além do Natal, para quem teve um ano ainda mais difícil.

Na Região Metropolitana, são 185 crianças e adolescentes abrigados nas casas de acolhimento espalhadas por Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica. Em muitos dos casos, essas crianças passaram por situações de negligência e até abusos. O objetivo dos abrigos é dar proteção e, ao mesmo tempo, tentar reconstruir vínculos com as famílias. Neste ano, o Natal será diferente. Os abrigos que costumam receber voluntários, presentes, doações e visitas nesta época do ano, precisaram decidir pelo cuidado.

Diante do aumento dos casos na pandemia da Covid-19, as visitas e os trabalhos voluntários nesses abrigos foram suspensos. Porém, a gerente de Proteção Social especial de Alta Complexidade da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Vitória, Márcia Barcelos, destaca que as doações são bem vindas o ano todo.

“Neste período do ano, recebemos diversos brinquedos, roupas e doações satisfatórias às necessidades das cerca de 37 crianças nas casas de acolhimento de Vitoria. Na verdade, recebemos doações mensais através de parcerias com institutos, como a Instituição Adventista de Educação e Assistência Social Este Brasileira (Adra) e a Instituição Fé e Alegria do Brasil”, conta.

Apesar de o Natal ser um momento especial, onde o sentimento de fraternidade é mais forte, você pode fazer sua contribuição para deixar o dia dessas crianças mais leve, durante todo o ano. “Em Vitória temos um total de sete casas de acolhimento, sendo elas para crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. Todos os anos organizamos o almoço de Natal, e recebemos visitas, familiares e voluntários. Porém, esse ano os grupos não poderão se reunir. A confraternização será em cada abrigo, e o contato com os familiares será de forma remota com ligações e vídeo chamadas”, explica.

Segundo ela, o carinho e o cuidado com as crianças independem do Natal. Porém, principalmente em um ano como 2020, a gerente de proteção social da Semas, destaca que o significado da data será fortalecido. “Esse momento de Natal traz o verdadeiro sentido da partilha, onde estaremos juntos em harmonia. Durante o isolamento social causado pela pandemia, usamos e vamos também incluir no Natal uma exploração da criatividade junto com as crianças”.

Um convite ao voluntariado

Márcia convida a todos a entrarem em contato com as instituições parceiras, para dar início ao voluntariado assim que a pandemia for controlada. “Faz parte de nossa rotina receber voluntários para fazer leitura para as crianças, além de brincadeiras lúdicas, com música e muito mais. Nossa esperança é de poder retomar essas atividades o quanto antes, com o fim da pandemia”.

Em Vila Velha, a prefeitura, por meio da a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), coordena três Casas Lar, com o total de 48 crianças assistidas. E assim como em Vitória, as doações poderão ser recebidas durante o ano todo através do Centro de Vila Velha.

De acordo com a secretaria do município canela-verde, os abrigos poderão receber visitas agendadas, mediante aviso prévio pelo responsável legal e da autorização das autoridades, seguindo as orientações das autoridades de Saúde, devido à pandemia da Covid-19.

Na Serra,atualmente, 57 crianças e adolescentes menores de 18 anos se encontram abrigadas em onze casas de acolhimento. As crianças que recebem o acolhimento, aguardam juntamente com a atuação dos profissionais, a reintegração com sua família. E, caso seja feita a destituição, elas são encaminhadas para a adoção. Diante a pandemia, não haverá ações especiais para a data. Mas a secretaria destaca que as casas de acolhimento recebem doações durante todo o ano.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Cariacica informou que no município existem 43 crianças e adolescentes em abrigos, que não estarão abertos para visitas diante a pandemia. Porém, durante todo o ano recebem doações.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas