Dólar Em baixa
5,160
25 de abril de 2024
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em baixa
5,160

Covid-19: número de casos em Vila Velha é maior do que o registrado no painel estadual

Covid-19: número de casos em Vila Velha é maior do que o registrado no painel estadual
Foto: Divulgação/PMVV

O número de casos do novo coronavírus (Covid-19) em Vila Velha é maior do que o registrado no Painel Covid-19 do Governo do Estado. De acordo com os dados desta terça-feira (26), o monitoramento da doença feita pelo município registra 2.037 casos confirmados, enquanto o painel estadual registra 2.029 casos confirmados. Ou seja, a diferença é de 8 casos.

Indo mais além, segundo o monitoramento feito pelo município de Vila Velha, o número de casos curadas da doença é menor (1.300 casos curados), enquanto o dado registrado no painel estadual da doença é maior (1.320). Em ambos o número de mortes é o mesmo (81 óbitos).

Isso acontece, de acordo com a chefe da Vigilância Epidemiológica de Vila Velha, Giovana Ramalho, por conta dos horário da exportação dos dados, que é diferente no âmbito municipal e estadual. “Ele [número] nunca vai bater […] Nesse meio tempo outras pessoas já foram notificadas, outras óbitos, outras curadas… Então depende muito do horário que um serviço de saúde puxa o arquivo e que o outro também, porque não é assim, a pessoa digita agora e já vai alimentar o gráfico”, explicou.

Além desse fator, a investigação dos casos também é levada em conta para a atualização diária nos painéis de monitoramento. Segundo Giovana, os municípios trabalham e monitoram os dados, sendo essa uma das atribuições do Serviço de Vigilância Epidemiológica. 

“A nossa atribuição é fazer a monitoramento dos casos. Um exemplo: a princípio o serviço de saúde onde aquele paciente foi a óbito vai identificar que ele foi a óbito de acordo com o endereço que ele foi notificado. Vamos supor que foi em Vila Velha, assim que o óbito chegar, a vigilância vai fazer uma investigação ou fazer uma busca ativa se realmente a pessoa morava em Vila Velha”, disse a chefe da Vigilância Epidemiológica de Vila Velha, que ainda completou explicando que as vezes o paciente mora em outro município e busca atendimento na cidade vizinho e dá o endereço de um familiar que mora na cidade onde foi feito o atendimento. 

Em razão disso os números nos painéis podem variar para mais ou menos, como o caso de um dia o monitoramento registrar um valor e no dia seguinte esse valor ser menor. De acordo com Giovana isso não é um erro, já que durante as investigações outras informações são descobertas e é obrigatória a atualização do painel. 

Matheus Passos
Matheus Passos
Graduado em Jornalismo pelo Centro Universitário Faesa, atua como repórter multimídia no ESHoje desde abril de 2021. Atualmente também apresenta e produz o podcast ESOuVe. Ingressou como estagiário em junho de 2019. Antes atuou na Unidade de Comunicação Integrada da Federação das Indústrias do Estado (Findes).

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários
  1. Parem com esta palhaçada de espalhar o pânico e terror para a população. Tentando iniciar o lockdow.
    O tempo para lockdow ja passou, se o governo colocar a gente em prisão domiciliar, será apenas para morrermos em casa. O tempo de prisão domiciliar já passou. Além de ser inconstitucional, pois deveria haver um plebiscito para saber se queremos ou não a prisão domiciliar.
    A mídia junto com alguns governadores querem apenas que o mito Bolsonaro peça pra sair.
    Lembrem-se que ja estamos a quase 3 meses praticamente sem economia no estado ES.
    Vocês devem ouvir os dois lados, pois só põem para os médicos infectologista que falam o que vcs midia querem. Nós estamos cansados desta palhaçada.

    • Acho que está até pior do que revela acima amigo!
      Muitos estão pensando na economia e na política e estão esquecendo de pensar no próximo que está morrendo sem nem termos conhecimento!
      Quer ver a realidade? Visite algum pronto socorro de seu município e observe a falta de recurso devido ao número de contagio que só cresce!
      Não seja infeliz em seu modo de pensar! Se ponha no lugar desses que estão morrendo e dos que estão perdendo amigos e familiares!

    • PELO AMOR DE DEUS… para de querer colocar tudo essa bosta desse Bolsonaro no meio… porra parem de ser “Bitolados”… vejam o que aconteceu em outros paises… pensa um poquim… e nao vem me encher o saco querendo fala que sou do “PT” pois é essa a desculpinha de vcs… Não sou a favor de nenhum dos dois… Pensem na Saude… nas pessoas… “Ame o proximo como a ti mesmo”, so sabe olhar o proprio umbigo… os mesmo que fica ai falando que bolsonaro vai acaba com a corrupção é os mesmos que fica aqui na rua dando tombo, sonegando impostos arrumando um jeitinho de se dar bem…
      O governo deveria criar um documento que quem quiser sair e fica na rua sem necessidade, assinasse e nesse documento devia ta escrito que caso fique doente pelo virus que seu tratamento seja 100% particular.. sem mimimi… ai se vira… com o particular… se tiver vaga né… se nao.. faz plano funerario logo

  2. Sabe que vc teve uma boa ideia. Ja está cansando ver o governo tentando evitar o caos e não ter êxito
    Povo de cabeça dura. Queremos que isso acabe logo. Custa cooperar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas