Dólar Em alta
5,239
16 de abril de 2024
terça-feira, 16 de abril de 2024
Gustavo Tenorio
Gustavo Tenorio
Gustavo Tenorio é fã do Batman, jogador de RPG, perna de pau no Fifa e acompanha seu filho Cesar nas partidas de Fortnite.

Saga do Superman: volta mostra a acertada estratégia da Panini

Depois de alguns meses sem ser publicada e após inúmeros pedidos de leitores, a Saga do Superman voltou a ser lançada pela Editora Panini. A revista do maior super-herói do Universo DC se junta a quase uma dezena de publicações que resgatam o que saiu de melhor nas HQs dos anos 1980 e 1990, destacando a acertada estratégia da Panini em seu mergulho ao passado.

Em março de 2021, a Panini iniciava a publicação de a Saga do Superman e a Saga do Batman. A proposta era resgatar as histórias desses dois personagens e publicá-las em ordem cronológica a partir de 1986, logo após a reformulação promovida pela DC Comics com Crise nas Infinitas Terras e que deu um novo início às histórias de seus personagens. Com 35 anos de diferença do lançamento original, muitos dos novos leitores não conheciam esse material.

Antes de serem resgatadas no formato Saga, essas histórias foram publicadas pela Editora Abril, no conhecido “formatinho”, diferente do original americano, que é maior em altura e largura. A mudança de tamanho causava, por uma limitação natural de espaço, a redução nos textos para caberem nos balões de fala, ou o corte de páginas inteiras das revistas. Também era comum que HQs inteiras deixassem de ser publicadas no Brasil, seja para adiantar fases de sucesso ou para alinhar o momento cronológico dos personagens.

Além de publicar as histórias em ordem cronológica, o formato Saga também trazia outros atrativos como preço mais baixo se comparado com outras publicações; seis histórias por edição, o que possibilitava a leitura de arcos completos em apenas um volume; e o resgate de aventuras inéditas no Brasil, com nova tradução e no tamanho original. O sucesso foi imediato e embora a Panini não divulgue seus números, por várias vezes os editores declararam que eram os títulos mais vendidos da editora.

A estratégia de sucesso possibilitou que outros heróis e grupos da DC Comics também fossem publicados no mesmo formato. Em julho de 2022 a Liga da Justiça de Grant Morrison teve sua fase contemplada em 16 volumes e neste mês começa a sair a fase da Liga escrita pelo autor Brad Meltzer. A passagem do escritor Mark Waid no herói velocista Flash teve início em abril de 2023; os Novos Titãs sob a caneta de Geoff Johns começaram a sair em julho de 2023; e a Mulher-maravilha escrita e desenhada por John Byrne foi anunciada para março de 2024.

Saga do Superman: volta mostra a acertada estratégia da PaniniOs principais personagens da Marvel Comics também têm uma saga para chamar de sua.  Em abril de 2022 o herói urbano Demolidor teve a fase da escritora Ann Nocenti publicada; os X-men ganharam sua Saga em junho de 2022 com o relançamento das histórias dos anos 1980; em abril de 2023 foi a vez dos leitores do Homem-aranha acompanharem as publicações originais de 1980; e finalmente os Vingadores começaram a ter sua fase republicada em agosto de 2023.

Vale destacar que esta não é a primeira vez que a Panini tenta republicar material antigo. Antes da Saga, vários personagens da DC Comics saíram na série Lendas do Universo DC, e os heróis da Marvel Comics ganharam as páginas da série Coleção Clássica Marvel. Mas, desta vez, a cuidadosa curadoria na escolha das fases fez a diferença e garantiu o sucesso da publicação.

Para os leitores interessados em ler (ou reler) as histórias dos anos 1980 e 1990, com texto na íntegra e em seu formato original, basta acessar o site da Panini (https://panini.com.br/) e escolher seu personagem favorito. Com preço médio de R$ 39,90, é uma aposta certeira de investimento para quem pretende ler boas histórias. Para os colecionadores, uma recomendação: muitas das edições estão esgotadas, mas recebem reedições com regularidade, bastando esperar um pouco pelos títulos fora de estoque.

***

Saga do Superman: volta mostra a acertada estratégia da PaniniFinanciamento coletivo

A editora Sebo Clepsidra aproveitou o carnaval para anunciar seu mais novo financiamento coletivo: Varney, o Vampiro – volume 2.

Publicado em fascículos semanais, esse divertido penny dreadful teve seu primeiro volume publicado em uma edição de 552 páginas e sua continuação também deve ter o mesmo tamanho! Livro imperdível para quem gosta de literatura gótica e de histórias sobrenaturais. Para ser avisado do início do projeto, basta clicar na notificação em www.catarse.me/varney2

***

Saga do Superman: volta mostra a acertada estratégia da PaniniX-men ‘97 ganha trailer

O desenho animado dos X-men, grande sucesso na década de 1990, vai ganhar uma continuação que será exibida no Disney+. A nova temporada será liberada no dia 20 de março, mas um trailer foi disponibilizado para animar os fãs: https://www.youtube.com/watch?v=xlptXikE7X0

Obrigado pela companhia e aguardamos os comentários, críticas, sugestões e informes de eventos. Escreva para [email protected]. Até semana que vem!

 

Gustavo Tenorio
Gustavo Tenorio
Gustavo Tenorio é fã do Batman, jogador de RPG, perna de pau no Fifa e acompanha seu filho Cesar nas partidas de Fortnite.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários
  1. Ótimo texto Gustavo!
    sou muito fãs desse formato Saga da Panini. Fiquei muito feliz com o retorno da Saga do Superman, espero que ela seja longeva e abarque fases marcantes do personagem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas