Dólar Em baixa
5,160
26 de abril de 2024
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,160

Cachoeiro está em calamidade pública após chuva; Castelo também deve decretar

Cachoeiro está em calamidade pública após chuva; Castelo também deve decretar
Foto: Divulgação/Prefeitura de Castelo

O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, assinou, nesta segunda-feira (27), um decreto apontando “Estado de Calamidade Pública” no município, devido as chuvas.

Segundo a prefeitura, o decreto permite agilizar os procedimentos para realização de obras e aquisição de bens e serviços para a recuperação da cidade.

O documento também ratifica a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Defesa Civil, e autoriza a Administração Municipal a convocar voluntários para as ações de resposta ao desastre.

“Nós já havíamos feito um decreto de ‘Situação de Emergência’ na sexta-feira (24), antes mesmo do ‘Alerta Vermelho’. Agora, diante dos acontecimentos dos últimos dias, faz-se necessário decretar ‘Calamidade Pública’. Estamos tomando todas as medidas para que a cidade volte à normalidade o mais rápido possível”, disse o prefeito.

Castelo

O prefeito de Castelo, Domingos Fracaroli, também pedirá que o Governo do Estado decrete estado de calamidade pública no município, após a enchente que já é considerada a maior da história.

O rio que corta Castelo subiu 8 metros e inundou a cidade na noite de sexta-feira (24) e sábado (25). Ruas, casas e o comércio foram invadidos pelas águas. O prejuízo ainda está sendo levantando pelos órgãos competentes.

Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social, no momento, são mais de 150 pessoas desabrigadas e 1.850 desalojadas no município. Cerca de 50 residências estão provisoriamente condenadas pela Defesa Civil Municipal.

“Estamos trabalhando muito para amenizar o sofrimento dessas pessoas. Nosso principal objetivo é esse. Estamos dando todo suporte necessário. Acredito que em breve seja emitido o decreto de calamidade pública”, disse o prefeito.

Doze equipes de limpeza, compostas por funcionários, voluntários, caminhões, máquinas e carros-pipas, estão trabalhando na área urbana do município. No interior, quatro equipes estão trabalhando na desobstrução das estradas e recuperação de pontes.

Devido a gravidade da situação, o carnaval da cidade, “Castelo Folia”, foi está cancelado.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas