A recuperação de uma grave queda trouxe uma experiência inédita para Agileno Moreira Barboza, de 61 anos. Morador de Ecoporanga, no Noroeste do Espírito Santo, ele conheceu o mar pela primeira vez durante uma atividade realizada em Vila Velha e se emocionou ao colocar os pés na areia e entrar na água.
O passeio aconteceu na Praia da Sereia, próxima ao Centro Estadual de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), onde ele está faz tratamento desde maio.
A experiência teve um significado ainda mais especial porque, quando chegou à unidade, Agileno não conseguia andar. Ele havia sofrido uma queda de grande altura, passou por uma cirurgia delicada e iniciou um processo intenso de reabilitação.
Após semanas de tratamento, o quadro mudou completamente. Hoje, ele voltou a caminhar e já tem previsão de alta hospitalar para esta sexta-feira (26).
Foi nesse momento de recuperação que surgiu a oportunidade de conhecer o mar pela primeira vez Ao chegar à praia, Agileno caminhou pela areia, observou as ondas e molhou os pés na água, vivendo uma experiência inédita aos 61 anos.
“Primeira vez que eu vi o mar. Adorei, muito bom! Graças a Deus por vocês, por esse trabalho, só tenho a agradecer”, contou emocionado.
Dia Mundial de Prevenção de Quedas
A atividade na praia foi realizada no Dia Mundial de Prevenção de Quedas, data que busca alertar para um problema que afeta principalmente pessoas idosas.
Segundo especialistas, quedas estão entre as principais causas de internações nessa faixa etária e podem provocar consequências sérias, como perda de mobilidade e independência.
Por isso, medidas simples podem ajudar a evitar acidentes dentro de casa, como retirar tapetes soltos, melhorar a iluminação dos ambientes, instalar barras de apoio em banheiros e utilizar calçados adequados.










