Dólar Em baixa
5,105
18 de maio de 2024
sábado, 18 de maio de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em baixa
5,105

Dez postos no ES são autuados na Operação “Bomba Integrada”

Por   Gustavo Gouvêa

{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2014/08/27/1_fiscaliza____o_em_posto_br___dayana_souza__5_-87483.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'53fdf0400db33', 'cd_midia':87476, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2014/08/27/fiscaliza____o_em_posto_br___dayana_souza__5__min_fdfbe-87476.jpg', 'ds_midia': '', 'ds_midia_credi': 'Dayana Souza', 'ds_midia_titlo': '', 'cd_tetag': '3', 'cd_midia_w': '465', 'cd_midia_h': '199', 'align': 'Left'}A operação “Bomba Integrada”, iniciada na manhã de terça-feira (26), foi finalizada e teve o balanço divulgado nesta sexta-feira (29), pela manhã. Dos 48 postos de gasolina fiscalizados, 10 apresentaram situações irregulares e foram autuados.

A operação foi uma força tarefa entre a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), o Procon Estadual, o Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem) e a Agência Nacional do Petróleo (ANP), e fiscalizou a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelos postos de gasolina no Espírito Santo.

A Sefaz, responsável por verificar a correta emissão de documentos fiscais, com o uso do aplicativo PAF-ECF e sua integração às bombas de abastecimento encontrou irregularidades em três postos de combustível: um em Vila Velha, um em Cariacica e outro na Serra. Outros dois postos no município de São Mateus estavam com problemas cadastrais e tomaram intimação para que fossem regularizados.

“Verificamos se todas as bombas estavam ligadas com o aplicativo, que controla a saída de combustível. Nossa função foi combater a concorrência desleal e evitar a sonegação fiscal”, ressaltou o Supervisor de Varejo da Sefaz, Leandro Kuster, explicando que estes postos receberam autos de infração e foram multados.

O Ipem estava presente analisando a correta medição e funcionamento das bombas. De acordo com o agente fiscal do órgão Carlos Junior, a intenção foi comprovar que a quantidade de combustível comprada de acordo com o mostrador estava de acordo com a quantidade que realmente chega ao tanque do carro. Em três postos, um em Santa Inês, Vila Velha, foram constatados a ‘bomba baixa’.

“Tivemos que comprovar se quando o consumidor compra, por exemplo, 20 litros, ele está realmente recebendo esta quantidade. Temos uma tolerância de 100ml para mais ou para menos. A maioria respeitou esse limite. É preciso fazer uma revisão periódica nas bombas para checar se estão de acordo”, explicou o Fiscal, que lacrou as bombas pela vasão irregular e ainda aplicou multas.

A ANP teve a função de analisar a qualidade do combustível dos postos. O órgão, representado pelo Procon-ES, autuou um posto em São Mateus por problemas na qualidade (gasolina fora das especificações da ANP), gerando interdições em dois bicos e um tanque de combustíveis e interditou ainda um outro posto, na mesma cidade, que operava sem autorização da ANP.

No local, a ANP checou se a quantidade de etanol presente na gasolina estava em conformidade com o permitido pela lei. Foram coletadas amostras da gasolina, álcool e óleo diesel que serão analisadas minuciosamente em laboratório quanto à presença de substâncias como metanol, enxofre e solventes estando sujeitas a irregularidades.

Auditorias

Foram coletados arquivos, documentos, livros ficais e arquivos digitais de todos os postos investigados para a realização de uma auditoria, que tem prazo de 30 dias para a conclusão. Segundo o gerente fiscal da Sefaz, Bruno Aguilar, a operação teve um balanço positivo.

“Para nós a operação foi exitosa, pois conseguimos assegurar o combate à sonegação, à concorrência desleal e garantir a qualidade do combustível fornecido. Isso propicia um mercado sustentável para empresa e consumidores”, concluiu o gerente.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas