Dólar Em baixa
5,105
19 de maio de 2024
domingo, 19 de maio de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,105

Greve geral dos servidores de Ibatiba completa 52 dias sem previsão de fim

ibatiba

A greve geral dos servidores de Ibatiba, no sul do Espírito Santo, chegou aos 52 dias nesta quarta-feira (12) sem previsão de término. Desde o dia 23 de julho, 350 trabalhadores que aderiram ao movimento estão parados. A medida atinge especialmente as escolas e as consultas médicas com horário marcado.

Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Edson Saloto, a pauta cobrada pelos funcionários envolve direitos básicos previstos na Constituição, como a reposição da perda inflacionária do ano passado, que está prevista na Constituição e a aplicação do Piso nacional do Magistério. “Os professores do município recebem 18% a menos do que o previsto em lei”, conta Edson.

Segundo Edson, os serviços de urgência e emergência do município continuam funcionando normalmente, como a sala de vacinas e o pronto-socorro. No entanto, a paralisação dos servidores vem gerando prejuízos que ultrapassam o trabalho público. “Como alguns alunos ainda estão em aula, o transporte escolar continua circulando, mesmo vazio. Além disso, as famílias de produtores rurais que entregam merenda nas escolas estão sem trabalhar e pais não têm creches para deixar os filhos”, lamentou o presidente.

Posicionamento da Prefeitura

Sobre a greve e a situação atual do município, a Prefeitura de Ibatiba se posicionou por nota que segue abaixo, na íntegra:

“Informamos que sempre mantivemos um canal de diálogo com o Sindicato dos Servidores Públicos de Ibatiba – SINDISPUMIES, antes e durante o movimento grevista, buscando dentro das possibilidades fiscais e orçamentárias do Município atender os pleitos formulados pelo sindicato, sem acarretar em situações como se tem visto Brasil a fora de municípios e Estados com as contas estouradas.

Destacamos ainda que diversas reuniões foram realizadas na Câmara Municipal, Prefeitura , Ministério Público e Fórum de Ibatiba, garantindo um diálogo permanente, inclusive, através de diversos documentos emitidos ao Sindicato. E ainda informamos que o Poder Executivo elaborou consulta ao Tribunal de Contas sobre os pleitos dos servidores e aguarda pronúncia do órgão de controle.”

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas