Dólar Em baixa
5,105
19 de maio de 2024
domingo, 19 de maio de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,105

MEC vai autorizar construção de campus do Ifes em Presidente Kennedy

O Ministério da Educação (MEC), durante reunião de seus representantes com a senadora Rose de Freitas (MDB-ES) nesta sexta, 11, afirmou que vai autorizar a construção de um novo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) no município de Presidente Kennedy.

Trata-se do campus Litoral Sul – microrregião capixaba que envolve outras sete cidades: Alfredo Chaves, Anchieta, Rio Novo do Sul, Iconha, Piúma, Itapemirim e Marataízes. O reitor do Ifes, Jadir Pela, também participou do encontro remoto.

Mesmo em meio à pandemia e diante da dificuldade financeira do país, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Wandemberg Venceslau Rosendo dos Santos, ressaltou à senadora que o projeto do Ifes em Presidente Kennedy é relevante e contém argumentos convincentes para sua viabilização – fatores como estrutura, possibilidade de doação de terreno e importância para a cadeia produtiva local.

Dessa forma, Venceslau ressaltou que o MEC vai assinar, nas próximas semanas, documento oficial para indicar a autorização do campus e que enviará à senadora e ao reitor. Disse também que a autorização oficial para a construção do Instituto deve sair este ano.

“Vou fazer esse documento nas próximas semanas, dizendo que este caso (de Presidente Kennedy) é diferente de outros 90 que a gente recebeu (e eram inviáveis), que o caminho para a autorização é este e há condições de prosseguir dessa forma. A partir disso, nós vamos trabalhar para que este ano consigamos autorizar o campus”, afirmou.

Após insistir durante toda a reunião por mais agilidade na condução do processo, a senadora Rose recebeu a seguinte afirmação do secretário do MEC: “Senadora, a senhora tem minha posição: de um talvez para um sim (autorizar o campus)”, garantiu.

Durante seus oito mandatos no Parlamento, Rose conseguiu recursos para a construção de diversos campi do Ifes e é a principal liderança no diálogo com o Governo Federal nesse pleito. Três anos atrás, inclusive, a senadora já havia começado a luta para conseguir o investimento para o de Presidente Kennedy.

A parlamentar agradeceu o apoio do MEC e, além e ter cobrado mais agilidade, reforçou o potencial para a construção do Instituto. “Existe o Porto Central, que tem envolvimento (desde 2014) do Porto de Roterdã, por exemplo. Há um contexto de desenvolvimento na região que torna imprescindível uma escola capacitando e formando mão de obra”, argumentou Rose.   

O reitor do Ifes, Jadir Pela, agradeceu o apoio da senadora e do MEC, além de ter feito coro à Rose quanto à capacidade de desenvolvimento da região a partir do Porto Central. Quem também participou da reunião foi o diretor de desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do MEC, Kedson Raul de Souza Lima.  

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas