Dólar Em baixa
5,160
26 de abril de 2024
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em baixa
5,160

Casas das Ilhas do Boi e do Frade jogam esgoto no mar há 10 anos

36 casas somando as ilhas do Boi e Ilha do Frade não contam com interligação para o esgoto da rede municipal. E, mesmo que a rede já tenha sido instalada pela Companhia Espírito-santense de saneamento, há dez anos, esses imóveis de grande porte seguem despejando esgoto bruto no mar da capital.

O problema foi identificado pela prefeitura de Vitória, com a Secretaria de Meio Ambiente identificando 26 casas na Ilha do Boi e 10 na Ilha do Frade não estão interligadas. De acordo com o secretário Tarcisio Foeger, a série de levantamentos sobre a qualidade da água das praias de Vitória chamou atenção para a irregularidade.

“Em 2021, fizemos o levantamento para saber o índice de balneabilidade da Praia da Guarderia e chegamos à conclusão que ela estava em bandeira vermelha, ou seja, imprópria para uso, pelo fato de que o esgoto estava sendo jogado no mar. Com isso, fiscalizamos todas as residências ao redor do local, com o objetivo de conseguir tornar a praia própria para banho e desde do final de 2021 ela já está própria novamente”, explica.

O secretário fala ainda que a descoberta que as casas das ilhas de Vitória estavam jogando esgoto no mar, foi feita com base em vistorias indo de casa a casa para poder compreender como estão as redes de esgoto.

Ele destaca que feita fiscalização para que as redes de esgoto de todo município sejam interligadas com a rede principal, que vai para o tratamento da Cesan. E destaca que há sanções e multas aos que não liguem suas casas a rede.

“É obrigação do morador contratar o serviço para ligar o esgoto da residência a rede de esgoto principal. A fiscalização dá 90 dias para que o morador possa fazer esse serviço, caso não seja feito, a multa pode ficar entre R$ 900 A R$ 27 mil”.

De acordo com o gerente operacional da Cesan, Carlos Augusto Dilem, a Cesan não tem o poder de fiscalizar e nem autuar os moradores, mas, em parceria com a Prefeitura de Vitória, disponibiliza os dados das residências que não estão ligadas a rede.

E por fim, o Secretário de Meio Ambiente aponta para prejuízos são gerados se as redes de esgoto das residências de Vitória continuarem ligadas parcialmente ou totalmente as redes de drenagem (sistema que capta a água da chuva e leva para o mar). “Podem ocorrer diversos prejuízos para a natureza, como a morte ou o afastamento da fauna daquele local, além de tornar aquelas praias impróprias para banho, trazendo doenças as pessoas que se banharem naquela água”.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas