Dólar Em baixa
5,105
19 de maio de 2024
domingo, 19 de maio de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,105

Projeto da Força Nacional em Cariacica será apresentado nesta sexta (30)

Projeto da Força Nacional em Cariacica será apresentado nesta sexta (30)O Estado apresenta na próxima sexta-feira (30) o “Em Frente Brasil – Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta”, que trará a Força Nacional para atuar no município de Cariacica.

Cariacica receberá projeto-piloto federal de enfrentamento à violência

Chegada da Força Nacional em Cariacica divide opinião de especialistas

A iniciativa é uma parceria entre Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), Prefeitura Municipal de Cariacica e o Ministério da Justiça.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Roberto Sá, esteve em Brasília na tarde desta quinta-feira (29), para assinar o convênio de início do programa com o Governo Federal

“Hoje nós participamos do Programa Nacional de Enfrentamento a Criminalidade Violenta. Estou representando o governador Casagrande, que recebe no Espírito Santo o vice-presidente da república. Hoje, aqui, consolidamos o planejamento de enfrentamento a criminalidade através do Governo Federal, Estado e município de Cariacica”.

Segundo Roberto Sá, os coordenadores do planejamento, as policiais civil e militar, além de Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, ao longo de 2019, fizeram um esforço muito grande e diminuíram os indicadores de criminalidade.

“Importante salientar que esse programa tem como referência o Programa Estado Presente, que nós desenvolvemos através da liderança de Casagrande no Espírito Santo, buscando sempre o enfrentamento a criminalidade violenta e a preservação da vida. Observamos todos os indicador de criminalidade e tentamos devolver a cada dia a sensação de paz e maior segurança ao cidadão”, finalizou.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, explicou que foram escolhidos cinco municípios. O critério principal adotado foram os altos índices de crimes violentos, no caso, assassinatos, aliados a outros fatores específicos relacionados especialmente à questão de ser um projeto-piloto. “Portanto, trata-se ainda de uma experiência em desenvolvimento. Se bem-sucedido, o projeto será expandido a outros municípios”, explicou.

Ananindeua apresentou, em 2017, uma taxa de homicídio de 68,20 mortes por 100 mil habitantes. Em Goiânia, no mesmo ano, esse índice estava em 33,62, enquanto em Paulista, estava em 47,40 homicídios por 100 mil pessoas. Em São José dos Pinhais, estava em 40,18; e em Cariacica, 42,35.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas