Dólar Em baixa
5,105
18 de maio de 2024
sábado, 18 de maio de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em baixa
5,105

Mais de 48 mil pessoas começam a ser vacinadas no ES

A espera finalmente acabou para a população capixaba e a vacinação contra a Covid-19 finalmente tem seu “Dia D” no Espírito Santo. Com doses que chegaram no final da tarde desta segunda-feira (18) no Aeroporto Eurico Salles, 48.246 capixabas começarão a ser imunizados a partir dessa terça-feira (19). Essas pessoas fazem parte do primeiro grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde e, no total, 101.320 doses da Coronavac chegaram ao Espírito Santo.

Para celebrar o início da vacinação, o governo promoveu uma cerimônia simbólica na noite desta segunda-feira no Hospital Dr. Jayme Santos Neves. Estiveram presentes na solenidade o governador Renato Casagrande (PSB), o secretário da saúde, Nésio Fernandes, dezenas de prefeitos, deputados e senadores capixabas, e também, Iolanda Brito da Silva dos Santos, uma técnica de enfermagem negra de 55 anos que foi a primeira pessoa imunizada no Espírito Santo.

Antes do ato simbólico de início da vacinação, Nésio Fernandes disse estar muito emocionado e que o início da imunização era resultado de muita luta e insistência do Espírito Santo e do governador Casagrande, que sempre manteve um diálogo aberto com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e com o Ministério da Saúde. Nésio ainda disse que o Brasil acertou como nação, garantiu que nenhuma pessoa imunizada evoluirá para o quadro grave da doença e exaltou a ciência.

“Confie nas vacinas, vacinas salvam vidas. Vacinas não possuem ideologia, possuem ciência”, afirmou o secretário.

Em seguida, Casagrande agradeceu todo o trabalho exaustivo da imprensa em conscientizar sobre a pandemia e, também, exaltou a ciência. “Hoje é um dia histórico da ciência e de alegria! Hoje começamos a caminhada da esperança”, afirmou o governador. O chefe do Executivo também fez questão de destacar que os cuidados devem permanecer e que o início da vacinação não significa um início do relaxamento.

Após os discursos, teve início o ato simbólico da vacinação. No total, cinco pessoas, representando os trabalhadores das diferentes áreas do Hospital Dr. Jayme Santos Neves, foram imunizadas. A primeira vacinada em solo capixaba foi a técnica de enfermagem Iolanda Brito, de 55 anos, que afirmou que seu momento de glória havia chegado. “Muito feliz, graças a Deus chegou a solução. [Não estou com] nenhum pingo de medo porque presenciei muitos dias de luta e agora são os dias de glória. Não tenha medo [de se vacinar], não dói e evita morrer”.

Mais de 48 mil pessoas começam a ser vacinadas no ES
Todos os vacinados nesta segunda-feira. Crédito: Gabryella Garcia

Também foram imunizados Thais Fonseca Silva (fisioterapeuta de 37 anos), Romerson Ribeiro Silva (médico de 32 anos), Eliane Palles Luz (enfermeira de 51 anos), Sabrina Bital Martins (auxiliar de serviços gerais de 39 anos) e Elizelia Bicalho (técnica de enfermagem e vacinadora de 68 anos). Elizelia, que trabalha aplicando vacinas, afirmou que prefere vacinar do que ser vacinada, mas garantiu que não dói.

Próximos passos

Após as vacinações, Casagrande deu mais detalhes sobre o Plano de Vacinação Estadual. O governador reiterou que o estado irá seguir o Plano Nacional de Imunização e que as vacinas serão todas aplicadas pelo SUS, em um primeiro momento empresas privadas não irão adquirir a vacina. Em um primeiro momento, os 48.246 capixabas que serão imunizados fazem parte do grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde.

Mais de 48 mil pessoas começam a ser vacinadas no ES
Governador segura dose da Coronavac. Crédito: Gabryella Garcia

O grupo é composto por profissionais da saúde (42.273), indígenas (2.793), idosos que moram em casas de repouso (2.970) e pessoas com deficiência que vivem em instituições (210). As 101.320 doses de vacina recebidas são suficientes para imunizar esses grupos e, com as restantes, pode-se começar a vacinação de idosos. Após a aplicação da primeira dose, entre 14 e 28 dias deve-se ser aplicada uma segunda dose. para isso, as pessoas vacinadas devem preencher um cadastro com dados como endereço e telefone.

A partir de terça-feira (19) os municípios capixabas começarão a receber doses da vacina para aplicação. Casagrande afirmou que “não são todos municípios que vão receber doses dessa leva, mas a maioria sim”. O governador também lembrou que ainda nessa semana o Brasil deve ter autorização para buscas as 2 milhões de doses de vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca. Assim, o governo federal fará uma nova distribuição aos Estados. Além disso, também afirmou que em fevereiro, daqui duas semanas, começará a produção nacional de vacinas pelo Instituto Butantan e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

As pouco mais de 101 mil doses de vacinas que chegaram ao Espírito Santo são capazes de imunizar apenas 1,2% da população capixaba. Por isso, Casagrande afirmou que há interesse em adquirir vacinas além das fornecidas pelo Governo Federal. Entretanto, ainda não há essa disponibilidade e o governador alertou que qualquer vacina deve ser aprovada pela Anvisa. “Se houver disponibilidade e dor necessário, há interesse de adquirir vacinar para um Plano Estadual de Vacinação”, afirmou.

Agora, com a imunização garantida para os primeiros grupos prioritários, as próximas doses que o Estado adquirir serão destinadas para as pessoas com mais de 75 anos.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas