Dólar Em baixa
5,073
5 de maio de 2024
domingo, 5 de maio de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,073

Após decisão do TST, funcionários dos Correios no ES discutirão em assembleia continuidade da greve

Após a decisão do Tribunal do Superior do Trabalho (TST), que determinou o fim da greve dos correios nessa segunda-feira (21), o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Correios Prestadora de Serviços Postais, Telegráficos (Sintect-ES) fará uma assembleia na tarde desta terça-feira (22) para deliberar sobre a continuidade da paralisação no Espírito Santo. O objetivo é discutir os próximos passos do sindicato.

Por maioria, o TST considerou que a paralisação dos funcionários, iniciada no dia 17 de agosto, não foi abusiva. Foi decidido um reajuste de 2,6% a partir do dia 1º de agosto, bem como a manutenção de 29 cláusulas do acordo coletivo anterior. Os empregados deveriam voltar ao trabalho nesta terça-feira (22), sob pena de multa de R$ 100 mil por dia.

A Seção Especializada em Dissídios Coletivos (SDC) decidiu que a metade dos dias de greve será descontada, enquanto a outra metade será compensada. A maioria dos ministros concordou que a greve foi motivada pela postura intransigente da empresa durante as negociações.

Durante a sessão, foi pontuado que os Correios tiveram demandas aumentadas em mais de 25% durante a pandemia, principalmente em razão do crescimento do comércio eletrônico. por isso  

A greve

Os profissionais dos Correios do Espírito Santo aderiram à greve no dia 18 de agosto. O sindicato denunciava a falta de cuidado com os trabalhadores nos Centros de Distribuição do estado durante a pandemia. Entre as denúncias, estava a dificuldade para conseguir testes e os obstáculos encontrados por pessoas do grupo de risco para pedir afastamento.

A mobilização dos funcionários também foi motivada pela proposta de 0% de reajuste salarial e a retirada de 70 cláusulas do atual Acordo Coletivo da categoria. 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas