Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,116

Academias podem reabrir a partir de junho no Espírito Santo

Academias podem reabrir a partir de junho no Espírito Santo
Foto: Reprodução/Google Maps

Uma edição extra foi publicada no Diário Oficial do Espírito Santo (Dio-ES) prorrogando por mais uma semana o fechamentos das academias de ginásticas. Segundo o documento, entre segunda-feira, 18 de maio e o dia 23, uma comissão dentro da Sala de Situação – que avalia e define as políticas de enfrentamento à pandemia da Covid-19 – vai avaliar e criar um protocolo para a possível reabertura.

O setor contava que, senão junto, com uma prazo de uma semana após a reabertura do comércio – ainda que em regime de revezamento de setores – a atividade poderia ser retomada, A expectativa, desta forma, é que isso já aconteceria na próxima semana. Mas o Governo do Estado entende que as academias poderão colaborar para a aceleração da curva de crescimento de casos em território capixaba.

De acordo com o governador, Renato Casagrande (PSB), juntamente com outros locais, como elevadores cheios, as academias são locais de alto risco de contaminação do novo coronavírus. Ele disse que a classificação é da Organização Mundial de Saúde.

As academias fazem parte de novas atividades incluídas pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, como atividades essenciais. Uma decisão que não foi acompanhada pelo ES. O Governo do Estado estuda um modelo de protocolos para abertura. Mas o empresário e diretor de uma rede de academias, Marcus Frizzera, que está 32 anos nos setor, diz que o ponto agora nem é mais com a abertura, mas sim dela para frente.

Associação estima falência de 20% das academias na Grande Vitoria

“Nós teríamos nove meses para tentar resgatar 60% das clientela que a gente tinha. O ponto nem é abertura, mas nós sobrevivermos com os custos de forma acumulada, como a de luz, água e outros serviços. Esses esses custos não pararam e a gente vai ter que pagar quando abrir. Além disso tem aluguel, que é com todo mundo, e vamos ter todos esses custos acumulado de 60 dias mais os que vão ter, só que agora com a receita diminuída”, contou Frizzera.

Segundo o consultor da Associação das Academias de Ginástica do Espírito Santo (Acages), Armando Fontoura, a conversa está progredindo e as academias já estão preparadas para a reabertura, mas falta a decisão do executivo estadual. “Nós estamos com tratativas com o Governo do Estado. As academia já tem normas de saúde muito rígidas de higiene, isso será aprimorado e espaços serão requalificados de acordo com a normativa de metros quadrados para atender a todos. As aulas aulas coletivas não voltaram nesse primeiro momento, pois aconteceria de forma gradual”, explicou.

Em nota, o Governo do Estado informou que “as conversas com proprietários e profissionais de Educação Física resultaram na criação de protocolos de restrição de circulação e aglomeração, com definição de número de pessoas por área de atividade, higienização de aparelhos e colchonetes, distanciamento entre os equipamentos, marcação de delimitação de distância entre colaboradores e alunos, uso de máscaras e, até mesmo, a sugestão de leiautes para academias”.  Além disso, ressaltou que “em ocasião de possível reabertura, o atendimento deve ser agendado por hora marcada, precedido de aceite, pelo usuário, das regras de funcionamento do local”.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas