Dólar Em baixa
5,073
5 de maio de 2024
domingo, 5 de maio de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,073

Rose de Freitas: quero que o meu partido caminhe com Renato Casagrande

A senadora Rose de Freitas, candidata à reeleição, quer que o MDB apoie a reeleição do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB). Segundo ela, apoiar o socialista é evitar uma candidatura sem composição.

“A minha tese, que será submetida ao partido, é que nós devemos caminhar com o Renato. Porque aventurar agora uma candidatura sem saber se ela terá composição, porque não é só o bom administrador, ele precisa conhecer as necessidades do estado e ter apoio da sociedade. Renato tem um apoio. Renato tem apoio o reconhecimento da sociedade”, justificou Rose de Freitas.

Embora o próprio governador não tenha assumido que concorrerá, empurrando o anúncio para os meses de maio e junho, informações dão conta que a chapa de reeleição já está reestruturada. Entretanto, a situação do PSB nacionalmente precisa ser resolvida.

Casagrande não esconde seu descontentamento com as federações e, a tentativa do PT formar uma incluindo a sigla do governador, é um dos grandes entraves. E, para a senadora Rose de Freitas, a “fusão partidária” é o maior dos problemas. “Uma federação é como se tivessem criando um outro partido. Durante quatro anos eles terão que decidir tudo juntos, em consenso. Podem divergir, como já acontece dentro dos partidos, mas vão ter que administrar internamente cada partido e juntos tomarem a decisão. Isso é muito complicado, porque nem sempre você vai conseguir coesionar as decisões, unificar as decisões”, avaliou.

Rose de Freitas: quero que o meu partido caminhe com Renato Casagrande
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O próprio MDB ensaiou uma federação com o PSDB e União Brasil, o que não foi adiante. A sigla de Rose de Freitas tem a pré-candidatura da também senadora, Simone Tebet à presidência da República. Entretanto, correntes emedebistas tendem a buscar outros caminhos, como de composição. “Não se pode esquecer da senadora Simone Tebet, mas se ela não se viabilizar, teremos que definir internamente. No MDB, parte é lulista parte é bolsonarista“.

Além da composição com Casagrande, a candidata à reeleição no Senado Federal, e que preside o MDB no Espírito Santo, disse que seu partido terá uma chapa de deputado estadual melhor que a de federal. Mas que as construções só serão concluídas em abril – já tendo o MDB realizado uma série de encontros regionais dentro do território capixaba.

“Não é só no Espírito Santo, mas em todos os estados brasileiros, como é difícil formar uma boa chapa de deputado federal. A crise gerada pela pandemia – na saúde, economia e política – as pessoas não estão querendo ser candidato. E a dificuldade também é o embate nacional. Ninguém sabe até agora, você vê várias candidaturas, mas ninguém sabe quais serão que estarão lá na frente. Que essas composições que se fazem em nível regional elas refletem na nacional”.

Municipalista

Rose de Freitas tem 38 anos de mandatos, já tendo ocupado cadeiras de deputada estadual e deputada federal. Sua bandeira sempre foram os municípios, não à toa sempre foi chapada de uma liderança municipalista. Segundo ela, esse é o seu maior legado.

“Eu cuido dos municípios. Estudo o orçamento da união, os fundos, os programas e onde tem verba que possa vir para o Estado, eu luto por ela. O desenvolvimento dos municípios do meu estado é o meu legado. A melhoria de qualidade de vida em qualquer município do meu estado, a valorização da educação e o apoio à saúde”, concluiu.

Rose de Freitas laçou sua pré-candidatura à reeleição no último sábado (5), durante visita ao município de Pancas. Na cidade participou de eventos da prefeitura, com entrega de obras. Como senadora ela conseguiu que o Governo Federal investisse na cidade mais de R$ 7 milhões.

A solenidade em Pancas contou também com a presença de prefeitos de outros municípios e diversos vereadores. Os prefeitos que compareceram foram Guerino Balestrassi (Colatina), Gutim (Marilândia), Lastênio Cardoso (Baixo Guandu), Borel (Alto Rio Novo), Ana Izabel Malacarne (São Domingos do Norte), Leonardo Finco (Governador Lindenberg) e Jailson Quiuqui (Águia Branca). Já os vereadores foram Olmir Castiglioni, Coelho e Jolimar Barbosa, de Colatina, e Juninho Tatá, Pera, Noeme, Leilson Schumacher, Juninho Pedro e Otniel, de Pancas.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas