Dólar Em baixa
5,105
18 de maio de 2024
sábado, 18 de maio de 2024

Vitória
31ºC

Dólar Em baixa
5,105

Senadora Rose de Freitas pode resolver a questão entre Casagrande e o PT

Embora o maior prejuízo político do Partido dos Trabalhadores, a destituição da ex-presidenta Dilma, tenha sido construído por fortes lideranças do MDB, as duas siglas seguem mantendo forte relação Brasil afora. E um efeito prático disso poderá ser visto no Espírito Santo. A senadora Rose de Freitas, presidente do MDB capixaba, está tentando convencer o PT a não lançar candidatura ao governo do Espírito Santo e, assim, viabilizar a candidatura de reeleição do governador Renato Casagrande (PSB).

Rose de Casagrande têm mantido contatos permanentes e na última semana, numa reunião em Brasília entre os dois e o presidente nacional da sigla emedebista, Baleia Rossi, o assunto foi amplamente debatido. Casagrande não tem dificuldade de apoiar a candidatura do ex-presidente Lula da Silva, mas é contrário a federação, porque isso amarra as siglas federadas por, pelo menos, quatro anos. O peso disso para uma administração, levando-se em consideração, ainda, que em dois anos haverá um novo pleito, é uma das maiores preocupação do governador capixaba.

O partido da senadora é aliado do atual governo do ES por quase todo o mandato – embora em 2018 os dois tenha sido adversários, com Rose de Freitas concorrendo a governadora pelo Podemos, que hoje está na secretaria de Planejamento com Gilson Daniel – mas se afastaram por curto período e voltaram a costurar uma aliança. Tanto que, informações dão conta que a decisão de não lançar candidato ao governo em 2022, já antecipada por ESHOJE no início do ano passado tão logo a senadora retornou ao MDB, foi reafirmada em reunião esta semana em Vitória.

No dia 22 de fevereiro, na capital capixaba Rose de Freitas confirmou aos emedebistas, incluindo Lelo Coimbra (de partida para o PSD a convite de Neucimar Fraga), esta decisão. Uma afirmação que aconteceu após a reunião com Rossi e Casagrande, em Brasília. O trio tratou do assunto a portas fechadas após a direção nacional do MDB ter recebido na liderança do partido no Senado, o governador socialista, num dos encontros que os emedebistas estão realizando com pré-candidatos aos governos estaduais. A meta são alianças.

Sobre novas filiações

Além de Lelo Coimbra, os novos possíveis novos filiados ao PSD de Neucimar Fraga são Lauriete, Esmael Almeida, Renata Fiori (de Cachoeiro do Itapemirim).

Já o ex-MDB, Guerino Zanon, foi convidado por lideranças do União Brasil e se filiar ao novo partido. Contudo, por seu projeto de concorrer ao Executivo estadual – ou composição majoritária – se aceitar, deverá fazer boa conversa com o pré-candidato do partido, deputado Felipe Rigoni.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários
  1. Política não pode ser coisa séria.
    Casagrande dias atrás disse que PTistas não prestam, no que concordo com ele, mas o PSB também não fica para trás no quesito.
    O detalhe é que sempre foram aliados de primeira linha, inclusive foram seus vocês nos dois mandatos.
    Eis que surge como intermediadora Rose de Freitas que foi adversária de Renato Casagrande, mas por conta de benesses no Governo, inclusive pelos famosos Cargos Comissionados, para resolver a parada.
    Nesse meio como peteca está o traidor de eleitores Senador Contarato (eu disse peteca hein senador de processos judiciais).
    Tá tudo errado! Rose não pode se meter nesse meio e tirar do eleitor a chance de mostrar ao senador de processos, sua ira de eleitor traído.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas