Dólar Em baixa
5,160
26 de abril de 2024
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,160

Vereadora de Cariacica afirma estar sofrendo assédio moral, dentro da câmara

Ilma SiqueiraEm tempos onde diversas campanhas são criadas para alertar sobre violência de gênero, a única vereadora mulher de Cariacica, Ilma Chrizostomo Siqueira (PSDB), veio a público afirmar que está sofrendo assédio moral e psicológico em exercício de mandato, dentro da câmara municipal, por parte dos outros parlamentares.

Segundo Ilma, isso já acontece há vários anos, mas em 2018 a situação piorou. “Alguns vereadores querem me humilhar como mulher. Ainda mais porque eu sou velha. Ficam me chamando de sessentão e rindo”.

De acordo com ela, o último fato ocorreu no dia 20 de agosto, durante uma sessão. Estava acontecendo uma transmissão ao vivo pela internet, e o caso ganhou repercussão. O movimento de mulheres de Cariacica, o Fórum de Mulheres de Cariacica e de Vila Velha, além do movimento Elas apoiam Elas, escreveram tomaram conhecimento do caso e decidiram encaminhar uma carta de repúdio ao presidente da Câmara Municipal de Cariacica .

Ilma também diz já ter sofrido algumas coações, principalmente por ser relatora da comissão de justiça e ter vetado a antecipação da eleição para a mesa diretora. “Eles começaram com um complô para fazer a presidência do jeito deles, mas eu disse que não, porque a eleição é feita após o pleito para deputado. A partir daí, eles criaram fakes nas redes sociais para falar mal de mim. Ficam fazendo gozações quando eu subo na tribuna, fazendo gestos como se eu fosse doida”.

Ela ainda destaca que não vai se calar sobre essas violências. “Essas agressões contra a mulher tem que parar. Nosso estado tem um dos maiores índices de violência contra mulher e eu não concordo. Não vou me calar na câmara, não vou aceitar passar por isso”.

A representante do Movimento de Mulheres de Cariacica, Vilmara Claudino, conta que elas tinha a intenção de ler a Carta de Repúdio na câmara, mas foram impedidas. “Mesmo com a advogada Carla Pedreira identificando no regimento interno da casa de leis que possuía direito a fala, eles não autorizaram. A carta foi lida por um dos vereadores, de forma reta, sem acréscimos e o presidente nem se quer pediu para ver o documento. Mais uma vez o exercício do machismo absoluto foi registrado naquela casa de leis”.

Confira a carta, na íntegra:

“A equidade nos espaços de poder no Estado do Espirito Santo tem sido uma das metas dos movimentos de mulheres, lutamos por maior participação e Empoderamento feminino, Cariacica é um dos municípios mais populosos do Estado e conta com apenas uma única MULHER vereadora, que atua em seu quinto mandato. Conforme denuncias, a mesma vem passando por situações constrangedoras, sendo alvo de violências psicológicas, verbais , morais e institucionais, onde tem sido desrespeitada em pleno exercício de seu mandato por alguns de nossos representantes dessa casa de LEIS. Entendemos que tais atos infringem a dignidade da Mulher como sujeito, a colocando-a diversas vezes em situações lancinantes. Entendemos que tais atos indicam uma violência contra a Mulher, então é urgente e necessário que essa CASA DE LEIS tome ATITUDES cabíveis e que sejam apurados os fatos. Exigimos que a plena participação e direitos adquiridos através de mandato eletivo pela MULHER vereadora sejam garantidos, que sua VOZ e VEZ sejam respeitadas. A nós cabe salientar que atitudes não condizentes e impróprias com nossas representantes não serão toleradas, as MULHERES se unem neste ato de repúdio. Somos MUITAS, somos UNIDAS e exigimos RESPEITO.                            

  • Movimento de mulheres Cariacica ES
  • Fórum de Mulheres Cariacica ES
  • Fórum de Mulheres Vila Velha ES
  • Elas apoiam Elas ES”. 

A Câmara de Vereadores de Cariacica foi procurada pela reportagem, mas até o momento, não enviou respostas sobre o caso.

Por Lizandra Amario

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas