empregoCom o fim de ano se aproximando, quem está fora do mercado de trabalho começa a vislumbrar a possibilidade de conquistar uma vaga de emprego temporário, mas que pode se tornar efetiva em muitos dos casos. No ano passado, foram criadas cerca de 5 mil vagas temporárias no Estado, de acordo com a Federação do Comércio do Espírito Santo e mais de 1,5 mil se tornaram efetivas.

A grande maioria das vagas abertas são para lojas, que reforçam o quadro de funcionários esperando o aumento nas vendas de final de ano, além de restaurantes, lanchonetes e eventos. A psicóloga e diretora da Pisco Store, Martha Zouain, conta que, por grande parte das oportunidades estarem relacionadas com atendimento ao cliente, quem quiser ter mais chances de ser contratado deve se atentar a alguns pontos.

“Para um cargo de atendimento ao cliente, as empresas geralmente buscam por profissionais que cuidem da aparência pessoal, sejam simpáticos, tenham boa capacidade de comunicação e proatividade. Ter experiência na área pode contar pontos, mas também há muito oportunidade para quem não tem, por isso é importante caprichar no currículo e na entrevista”, destaca.

Uma vez contratados, a esperança de serem efetivados cresce, e alguns dos trabalhadores conseguirão de fato conquistar o emprego. Para que isso aconteça, a avaliação de desempenho do tempo trabalhado como temporário é o que define quem vai ter a chance de continuar na empresa. Para não deixar a chance passar, a psicóloga Martha Zouain dá algumas dicas do que fazer enquanto trabalhador temporário para conquistar uma vaga efetiva.

Seja pontual: É preciso ter compromisso com os horários estabelecidos pela empresa. O funcionário se atrasa frequentemente para um trabalho temporário não é bem visto pelos superiores, que concluem que ele continuará se atrasando se for contratado, eliminando as chances de efetivação de uma vez.

Cuide da aparência: A apresentação pessoal conta muito, principalmente para vendedores. Uma roupa legal, cabelos bem cortados, barba feita, unhas arrumadas pesam na hora da contratação. A empresa quer passar a melhor aparência possível para os clientes e isso depende também da aparência dos funcionários. Quem é desleixado com o visual já n período de trabalho como temporários, provavelmente continuará assim.

Mantenha o bom humor: Profissionais mal humorados deixam o clima mais pesado e são uma realidade em muitas empresas. A empresa espera que um funcionário novo esteja para cima, estimulado e bem humorado para lidar com os clientes e levantar o astral internamente. Mantenha sempre um sorriso no rosto.

Demonstre interesse em aprender: Ainda que seja um emprego temporário, encare o trabalho como oportunidade de construir uma carreira. Sempre há o que aprender e aqueles que mais se interessam em absorver informação e desempenhar a função cada vez melhor, são os escolhidos para serem efetivados.

Crie uma rede de contatos: Esse é um ótimo momento para conhecer pessoas, não só do lugar em que vai trabalhar, mas lojas e colegas das proximidades. O profissional que  passar uma boa impressão, de quem quer trabalhar, crescer, e tem disposição, certamente não será esquecido em um momento de vagas abertas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *