setembro amareloOs números são estarrecedores. A cada 45 minutos um brasileiro morre vítima do suicídio. Em todo o mundo, ele mata mais que as guerras. Para reverter este quadro, foi criado o movimento mundial Setembro Amarelo, que é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio.

A campanha ocorre desde 2014 e consiste em iluminar ou sinalizar locais públicos com faixas ou símbolos amarelos, além da realização de atividades sobre o tema. O objetivo é alertar a população sobre o problema e mostrar que nove em cada 10 casos poderiam ser prevenidos.

No Espírito Santo, já está confirmada a iluminação dos pilares da Terceira Ponte, o Teatro da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e da sede do Centro de Valorização da Vida (CVV) CVV, na Avenida Alberto Torres, 153, Jucutuquara, Vitória. Além disso, está programada uma série de atividades, como palestras, seminários, distribuição de informativos, caminhadas, entre outras.

Iniciado no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2014 concentradas em Brasília. Em 2015 já conseguiu uma maior exposição com ações em todas as regiões do País. Mundialmente, a Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (ASP) estimula a divulgação da causa, sendo 10 de Setembro o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

CVV
No Brasil, uma das instituições que trabalham na prevenção do suicídio é o Centro de Valorização da Vida (CVV), que existe há 55 anos e conta com mais de 70 postos e cerca de 2.000 voluntários no País. No Estado há dois postos, um deles em Vitória, com 33 anos, e outro em Linhares, criado no ano passado. O trabalho dos voluntários do CVV consiste em ouvir as pessoas e deixá-las compartilhar momentos difíceis pelos quais estão passando.

Programação já confirmada do Setembro Amarelo

Dia Evento Local Horário
30/08

01/01

02/09

V Seminário Prevenção do Suicídio Teatro da Ufes A partir das 8h30
01/09 Hasteamento da bandeira “Setembro Amarelo” Em frente ao

Teatro da Ufes

12h30
02/09 Palestra e Vivência “Sociedade Silenciada” Grupo Espírita Alan Kardec – Guarapari 14 às 17 horas
05 Palestra “Falando abertamente sobre suicídio” Federação Espírita-Vitória 20 horas
05 Palestra “Falar é a melhor solução!” MULTIVIX-Vitória 19 horas
06 Roda de conversa “Identificação de fatores de risco e de proteção e prevenção do suicídio na rede de atenção” Auditório da Secretaria Saúde da Prefeitura de Via Velha 8 às 11 horas

e

13h30 às 17 horas

07 Distribuição de informativos no

Desfile pela Vida “Desfile 7 de Setembro”

Linhares 9 horas
11 Palestra – Falando abertamente sobre suicídio” Colégio Lusíadas Campo Grande-Cariacica 10 horas
13 Roda de conversa “Setembro Amarelo” IFES – Vila Velha 19 horas
13 Distribuição de material Setembro amarelo IPC – Cariacica 14 horas
14 Palestra “Falar é a melhor solução!” CAPS-Santa Maria Jetibá 18 horas
15 Roda de conversa “Setembro Amarelo” USF Região Coroado-Guarapari 14 horas
19 Mesa Redonda “Prevenção do sofrimento mental no trabalho” Teatro Municipal de Vila Velha 13 horas
28 Conversa com diversos instituições de Guarapari Radium Hotel-Guarapari 10 horas

 

Cometários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *