Dólar Em alta
5,031
19 de março de 2024
terça-feira, 19 de março de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em alta
5,031

Sesi Arte Galeria abre com a exposição FILE Vitória 2017

Karina Smigla-Bobinski - ADAA população de Vitória terá, a partir de abril, duas importantes razões para festejar a cultura.  No dia 18 passará a contar com mais um espaço para manifestações artísticas – o Sesi Arte Galeria – e para sua inauguração, receberá o FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica -, principal mostra de arte e tecnologia da América Latina.

Batizada de FILE Vitória 2017: Toque Aqui, a mostra foi concebida por seus curadores para se adequar às características e dimensões do novo local, que possui uma área de aproximadamente 800 metros quadrados, e permitir a interatividade com as obras, condição que caracteriza as exposições FILE e é reforçada na própria denominação da mostra programada para Vitória.

File Vitória 2017 contará com a participação de artistas de quatorze países, além do Brasil. São eles: Alemanha, Argentina, Austrália, Canadá, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Estados Unidos França, Inglaterra, México, Portugal, Sérvia e Suécia. A exposição incluirá uma seleção de oito instalações interativas, quatro games e vinte animações. São trabalhos que exploram as potencialidades e inovações tecnológicas como meio para transmitir uma mensagem poética. Ou seja, a tecnologia servindo como ferramenta para uma expressão artística, sempre procurando explorar e transpor as fronteiras que existem entre arte e tecnologia.

Christin Marczinzik & Thi Binh Minh Nguyen - Swing 1Alguns destaques

Entre as obras de realidade virtual com uso de óculos 3D, a obra The Night Café, de Mac Cauley, permite que as pessoas explorem o mundo das pinturas e das cores de Van Gogh, ingressando numa casa virtual em que todos os objetos foram feitos com os traços característicos do pintor e onde estão reunidos alguns motivos registrados em suas obras, inclusive o próprio artista.

Swing, de Christian Marczinzik e Thi Binh Minh Nguyen, outra obra emblemática, transfere aos visitantes a sensação de voar. Sentada numa cadeira de balanço e utilizando óculos de realidade virtual 3D, a pessoa tem a sensação de estar imerso num mundo de sons e cores à medida que se movimenta.

Na seleção de instalações, Fated Ascent, de Donald Abad, utiliza a tecnologia da realidade aumentada para criar um espaço em que os visitantes possam perceber a presença de outra pessoa, virtualmente ligada a um amontoado de pedras. Para isso, basta ver essas pedras através de um tablete ou um smartphone.

Na mostra inaugural do Sesi Arte Galeria, a interação dos visitantes pode resultar na construção de obras colaborativas. ADA, de Smigla Bobinski, é um globo transparente cheio de gás hélio, que flutua livremente pela sala. Com pontas de carvão, deixa marcas nas paredes, teto e piso, de forma aleatória, mas impulsionado pelas pessoas. Outra obra colaborativa é Floor, da Hakan Lidbo e Max Bjorverud. Trata-se de um instrumento musical tocado com os pés, que pode produzir até 68 bilhões de combinações de sons mor meio da interação de seis grupos diferentes de instrumentos.

Martela, de Ricardo Barreto e Maria Hsu, é um robô tátil formado por 27 motores. Os pontos, vetores e texturas da instalação correspondem a movimentos dos toques no corpo que podem ser singulares ou múltiplos e em diversas direções, podendo criar situações agradáveis ou de conflito.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas