Dólar Em baixa
5,160
26 de abril de 2024
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,160

Se o sinal analógico está com os dias contados na Grande Vitória, saiba como usar TV digital

Em 25 de outubro de 2017, sete cidades da Grande Vitória terão o sinal analógico de televisão desligado. Os moradores de Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória que possuem televisor de LCD, LED ou plasma com selo DTV  não terão muito problema, pois já conta com o selo digital. Mas, do contrário, é preciso verificar se a fabricação foi antes ou após 2010 para fazer as adaptações necessárias.

Segundo a Seja Digital, responsável por operacionalizar a migração do sinal da televisão aberta no Brasil, é preciso um conversor individual para cada televisão da residência. Não é necessário comprar novo aparelho,  mas caso ele seja de tubo, deve-se instalar um conversor de sinal.  A antena precisa ser UHF e instalada externamente no telhado de casa.

Ainda segundo eles, caso opte por se desfazer da TV ou antenas de tubo, o descarte pode ser feito em postos autorizados na localidade. Já ao comprar uma nova TV, a orientação é se certificar com o vendedor se ela tem ou não um conversor digital embutido.

Quem for cadastrado em Programas Sociais do Governo Federal tem direito a kits gratuitos com antena e conversor. O beneficiário pode acessar o site sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para 147 com o CPF ou NIS (Número de Identificação Social) fornecido pelo Ministério do Desenvolvimento Social em mãos. A lista completa com a relação de televisores com conversor digital também pode ser conferida no site.

Até dezembro de 2018, mais de 1300 cidades do Brasil terão o sinal analógico de TV desligado. Todos os canais abertos de televisão passarão a transmitir a programação exclusivamente pelo sinal digital. A justificativa para a medida é que o desligamento do sinal analógico vai liberar a faixa de 700Mhz para expandir a oferta de internet 4G possa por todo o país, aumentando a velocidade.

Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Castelo, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Divino São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, e todas as outras cidades do interior do Estado terão o sinal analógico desligado em 31 de dezembro de 2023.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas