Dólar Em baixa
5,160
26 de abril de 2024
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,160

PRINCÍPIOS REGENTES DO CONCURSO PÚBLICO

O artigo 37 da Constituição Federal traz os 05 princípios mais importantes que regem a atuação da Administração Pública: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência. Obedecer a esses princípios é condição de validade de toda atuação governamental, inclusive na condução dos concursos públicos.

Pelo princípio da Legalidade a Administração só pode agir de acordo com o que a lei expressamente determina, ou seja, onde a lei se cala é como se proibisse. Assim, somente a lei pode estabelecer requisitos de acesso aos cargos públicos, de modo que o edital, enquanto ato administrativo, não pode criar requisitos não previstos em Lei. Por exemplo, se a lei que regula determinado cargo não prevê a necessidade de exame psicotécnico, o edital não pode fazer tal exigência.

Impessoalidade significa tratamento sem benefícios ou prejuízos em relação a pessoas, pois todos são iguais perante a lei, não podendo existir preferências. Assim, o procedimento pelo qual se contrata servidores deverá ser o concurso público, cujos critérios de avaliação serão meritórios, impedindo que o governante possa escolher servidores ao seu bel prazer.

O princípio da Moralidade visa conduzir o administrador público numa atuação honesta e proba, que esteja de acordo com os valores morais e princípios éticos comuns a toda sociedade; incorporando deveres de lealdade em sua gestão. Imagine um governante que, tendo a necessidade e dotação orçamentária para realizar concurso público, deixe de fazê-lo para nomear pessoas em cargos comissionados; ou então, que use essa verba para fundamentar pedido de criação de novos cargos comissionados. Tal conduta seria imoral, pois, claramente, busca facilitar o emprego de seus “apadrinhados”.

Publicidade é sinônimo de tornar público, sair do obscuro. É da essência da atuação administrativa que tudo o que se faça seja transparente. É por tal razão que o edital de abertura do concurso, bem como todos os resultados de suas etapas, devem ser publicados na imprensa oficial e divulgados da forma mais ampla possível.

Eficiência significa alcançar resultados, abandonar procedimentos morosos e excessivamente burocráticos, para dar lugar a uma gestão otimizada. É para atender ao princípio da eficiência que a Administração contrata instituições especializadas para executar as fases do concurso com mais celeridade e profissionalismo.

Na próxima terça-feira (dia 16) artigo tratará sobre edital de abertura. Não percam!

Mario Augusto Teixeira

Advogado da Gonçalves Advogados Associados

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas