Dólar Em baixa
5,160
26 de abril de 2024
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em baixa
5,160

Petrobras faz novo reajuste e gasolina já sobe mais de 10% em setembro

A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (4) uma nova elevação nos preços da gasolina em suas refinarias, que passam a acumular alta de mais de 10% em poucos dias de setembro. O aumento acontece após o furacão Harvey fechar refinarias nos Estados Unidos e levar a uma disparada nos valores de referência do combustível na semana passada.

A estatal disse em comunicado que o novo reajuste foi decidido por seu Grupo Executivo de Mercado e Preços (GEMP), convocado quando há necessidade de reajustar os combustíveis em mais de 7% para cima ou para baixo em um único mês. Nesta segunda, a Petrobras anunciou alta de 3,3% na gasolina a partir de terça-feira (5). Na semana passada a companhia já havia anunciado reajustes de 4,2% e 2,7% para a gasolina.

No diesel, o reajuste anunciado nesta segunda-feira foi marginal, de 0,1%. Antes o combustível havia subido 0,8% e 4,4%. Dados divulgados pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) mostram que o preço médio da gasolina para o consumidor atingiu o maior valor do ano na semana passada – de R$ 3,778 por litro.

Furação Harvey
O furacão Harvey, que atingiu refinarias no Golfo do México, foi uma das justificativas para a mudança de preços. “Na última semana, em face dos impactos do furacão Harvey na operação das refinarias, oleodutos, e terminais de petróleo e derivados no Golfo do México, os mercados de derivados sofreram variações intensas de preços”, disse a Petrobras em nota sobre os reajustes desta segunda.

Apesar da convocação do grupo de preços para autorizar reajustes logo no início do mês, a Petrobras afirmou que a avaliação dos executivos do GEMP é de que a companhia tem conseguido praticar valores adequados às volatilidades dos mercados de derivados e do câmbio.

Especialistas do mercado já apontavam que os efeitos do Harvey deviam pressionar a Petrobras a novos reajustes na gasolina, devido às promessas da companhia de não praticar preços abaixo da paridade internacional.

Os impactos da tempestade nos EUA, no entanto, começam a ser dissipados nesta semana, com refinarias retomando lentamente suas atividades. Os preços de referência da gasolina nos Estados Unidos caíam cerca de 4% nesta segunda para os níveis mais baixos desde 25 de agosto, quando o Harvey atingiu o continente.

Saiba como reduzir o consumo de combustível
De acordo com o gerente de serviços de uma concessionária na Grande Vitória, Susarion Ribeiro, é possível economizar e garantir alívio para o bolso. “Além da mudança de alguns hábitos na direção, existem diferentes modelos de veículos que são equipados com start/stop, um equipamento que desliga o veículo em paradas curtas, como em semáforos, por exemplo, o que auxilia na economia”, comenta.

Apesar do calor, um dos fatores que ajudam na economia do combustível é usar o ar condicionado moderadamente. O ideal é trafegar com o item desligado em trajetos curtos ou pela cidade, uma vez que o equipamento ligado pode aumentar o consumo em até 20%. Para manter o carro fresco, o indicado é estacionar em locais com sombras.

A troca de marcha também influencia no consumo de combustível. “As trocas incorretas são as vilãs do gasto de gasolina. É fundamental que o motorista siga as orientações do manual do carro para saber a velocidade correta das trocas de marchas e, assim, garantir bom desempenho e economia”, explica o gerente.

Antes de ligar o carro, é importante verificar se itens como faróis auxiliares, mídias e sistema de ventilação interna estão desligados. Assim, é possível diminuir a carga exigida pelo motor na próxima vez em que for ligá-lo, reduzindo o consumo de combustível.

Para manter o bom funcionamento do carro, é preciso fazer manutenção regularmente e seguir as instruções do fabricante. É importante verificar os pneus e manter a calibragem e alinhamento em dia. Além disso, manter o motor bem regulado garante a demanda adequada de combustível, bem como menor emissão de gases poluentes.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas