Dólar Em baixa
5,160
26 de abril de 2024
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,160

Ouvidoria da PMV faz pouco caso do cidadão em Vitória

Paulo Cesar Dutra

No dia 1º de dezembro de 2016 dei entrada no protocolo geral da Prefeitura Municipal de Vitória, em Bento Ferreira, na Capital, em uma solicitação junto a Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana – SETRAN, que planeja, coordena e gerencia, as implementações das políticas municipais de transporte, trânsito e de infraestrutura viária e de iluminação pública, esperando que antes do final do ano de 2016, tivesse uma resposta. A solicitação que assinei recebeu o número Nº do protocolo-processo 7144161-2016.  Em 10.10.2017, 11 meses depois de ter dado a entrada no protocolo com minha solicitação, pude ver que de dezembro de 2016 e junho de 2017, o único movimento existente era de que a solicitação chegou havia chegado na  SETRAN em  2.06.2017 e criou raiz por lá.

Recorri à Ouvidoria, em  10.10. 2017, não como denúncia, mas querendo saber o que havia acontecido com minha solicitação,  e via internet, tendo recebido o número 2017053760 com a seguinte ressalva: “a data limite de atendimento deste chamado é 15/10/2017”. Como tenho só 66 anos, não estou com pressa, pois sou aposentado desde outubro de 2011, e tenho tempo de sobra para esperar, porque o presidente Michel Temer disse que nós vamos viver até 140 anos, pensei, quem esperou 11 meses, cinco dias, eu tiro de letra. Hoje, dia 17 de novembro de 2017, consultei a internet da PMV às 15:27hs e o último movimento da minha solicitação era o mesmo do dia 6.06.2017 para a SETRAN.

Calmo e muito tranqüilo, usei a internet mais uma vez agora no último dia 14 deste mês, querendo saber a quem deveria recorrer para denunciar a Ouvidoria que não me ouviu. E para minha surpresa, pelo menos o número da minha reclamação cresceu  passando a ser o nº 2017060242.  Ou seja, até o dia 14 deste mês, 6.482 cidadãos estavam na fila atrás de mim. (rsrsrsrsrsrs). Estou rindo deles, porque o que já riram de mim, não está no gibi.

Acredito eu, que é melhor recorrer ao papa Francisco (nem sei se ele tem prestígio na PMV), para ver se a minha solicitação seja pelo menos respondida, que Sim ou Não! Só para refrescar a memória da PMV, o 1º protocolo é 7144161-2016, o 2º é 2017053760 e o 3º e último, é o 2017060242.

Ovos de graça no ES
Nos dias 4 e 5 de dezembro próximos, os ovos vão ser distribuídos de graça em duas  cidades do Estado. Dia 4 em Vitória, principalmente nos bairros próximos aos aeroportos de Goiabeiras. E no dia 5, será em Cachoeiro do Itapemirim, no Sul do Estado. Isto é, se até lá o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP) ainda estiver solto. Lula sempre foi persona non grata da maioria dos capixabas. Um aviso importante, os ovos são para fazer farofas ok. Não é para jogar no Lula, porque é crime o desperdício!

Brasil mais idoso
A população brasileira deve ficar cada vez mais idosa. Segundo dados do IBGE, até 2060 teremos mais pessoas se aposentando do que economicamente ativas. Em 2004, 9,7% da população tinham 60 anos ou mais. Em 2014, essa conta fechava em 13,7%. A projeção para 2060 é de 33,7% da população com mais de 60 anos. Em 2004, a cada 100 trabalhadores economicamente ativos, a proporção era de 43 jovens para quinze idosos. Dez anos depois, o número de jovens caiu para 33 e o de aposentados subiu para 21.

Em 2060, o número de idosos deve ultrapassar o de trabalhadores ativos – 24 jovens para 63 aposentados.  O pesquisador do Centro de Crescimento Econômico do Instituto Brasileiro de Economia da FGV, Fernando de Holanda Filho, explica que em países como França, Estados Unidos e Inglaterra o envelhecimento populacional demorou anos para acontecer.

Pode me chamar de…
A juíza de Direito Fernanda Mendes Simões Colombini, da 2ª vara Cível de SP, determinou a retificação requerida por mulher registrada no nascimento como Oneilce. A autora da ação contou que seu pai a registrou, contra a vontade da mãe, com tal nome, o que lhe causou constrangimento, bullying e solidão, já que o nome de registro afeta imensamente sua personalidade, causando-lhe tristeza e vergonha.  Conforme a autora, os genitores, familiares e amigos passaram a chamá-la de Ana, nome pelo qual atende desde pequena e que usa em e-mails, no trabalho, perante clientes, nas redes sociais e na igreja.

O MP/SP se manifestou a favor da alteração, entendendo que a retificação do nome não trará prejuízos a terceiros. Ao analisar o pedido, a magistrada considerou, de acordo com a prova documental, que a requerente é conhecida por Ana em seu círculo social e sente-se constrangida em razão do nome escolhido pelo seu genitor. “Necessária, pois, a retificação para que o assento registral seja expressão da verdade.”

“Aguinaldo Senta”
A 17ª câmara Cível do TJ/RJ manteve decisão que condenou a TV Band, o humorista Ceará e dois produtores do programa “Pânico na Band” a indenizar em R$ 100 mil o escritor Aguinaldo Silva devido ao personagem “Aguinaldo Senta”. O colegiado entendeu que o programa expôs Aguinaldo a situação de constrangimento e ridículo.

Delação Premiada no ES
Tem uma delação premiada no Espírito Santo dentro do rol da Lava Jato, que vai estremecer o Estado de norte a sul e de leste a oeste. Não me pergunte quem vai delatar e muito menos quem vai se dar mal, ou vai se defender como o Lula fez…  “juro que não fui eu, mas é”. Quem vai andar de camburão! Não contavam com a minha astúcia. Nem o Chapolim Colorado salva!!!

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas