escola vila velhaA Prefeitura de Vila Velha vai construir sete novas Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) para atender crianças entre zero e cinco anos. As unidades serão nas regiões 1, 4 e 5. Com a entrega, serão cerca de 2.850 novas vagas disponibilizadas para crianças dos bairros Alecrim, Divino Espírito Santo, São Torquato, Praia das Gaivotas, Jabaeté 5, São Conrado, Ulisses Guimarães, Santa Paula, Jaburuna e Sítio Batalha.

Novas Unidades

A atual Umei Julierme da Cruz Dias, também conhecida como “Pedacinho do Céu”, em Alecrim, dará lugar a uma nova creche e duplicará a capacidade de atendimento já existente. Além das crianças de quatro e cinco anos, serão disponibilizados vagas para berçário, um, dois e três. O número de vagas será ampliado de 183 para 400 crianças (dois turnos). A obra encontra-se contratada e em execução com previsão de conclusão em agosto do próximo ano. Os recursos para realização das obras são exclusivos da Prefeitura.

Localizada no bairro Divino Espírito Santo, a atual Umei Tia Nenzinha dará lugar a um novo prédio que vai permitir duplicar o atendimento realizado hoje, que é de 150 crianças, de três a cinco anos. O número de vagas será ampliado para atender até 450 crianças (dois turnos), de zero a cinco anos.

O processo de licitação iniciado no primeiro semestre de 2018 (com projeto elaborado em 2012) foi suspenso para adequar o projeto original ao novo programa pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de 2018 e às normas vigentes. O projeto e orçamento da obra está em fase de finalização com previsão de ser licitada e contratada a obra no primeiro semestre de 2019. Os recursos para realização das obras são exclusivos da Prefeitura. Após o início das obras a previsão de entrega é de 16 meses.

Outras seis unidades têm previsão de serem construídas nos próximos três anos. Estas obras vão seguir um projeto padrão do Governo Federal por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), sendo parte do recurso proveniente do FNDE através de convênio firmado com o município e parte com recurso da Prefeitura.

Serão construídas nos bairros São Torquato, Praia das Gaivotas, Jabaeté 5, São Conrado, Ulisses Guimarães e Santa Paula. Desses, São Torquato e Praia das Gaivotas estão em processo de licitação com prazo de execução de obra de 12 meses.

Os projetos das demais unidades estão sendo elaborados com previsão de iniciar o processo de licitação e contratação das obras no primeiro trimestre de 2019 com conclusão prevista para 2020 a 2021.

A construção destas escolas propiciará a ampliação de 376 vagas (dois turnos) por unidade totalizando abertura de cerca de 2.070 vagas de matrículas para crianças de zero a cinco anos da educação infantil nas regiões a serem implantadas.

Há também previsão de mais uma escola de educação infantil no padrão FNDE no bairro Vale Encantado ou adjacências, cuja etapa está na identificação do terreno público na região.

Para os bairros Jaburuna e Sítio Batalha estão sendo previstas a implantação de duas novas unidades de educação infantil com recurso próprio da Prefeitura, cujos projetos estão em desenvolvimento.
No bairro Sítio Batalha está sendo reformado um imóvel existente onde já funcionou a “Escola Excepcionais Nossa Senhora da Penha” e vai funcionar para atender crianças de três a cinco anos totalizando 190 crianças em dois turnos; em Jaburuna a nova Umei será implantada no terreno que, por muitos anos, funcionou a Umei São Francisco cuja edificação foi demolida e estima-se atender, no máximo, a 150 crianças (dois turnos) de um a três anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *