Dólar Em baixa
5,160
26 de abril de 2024
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,160

Momo: pais têm papel fundamental para acabar com esse tipo de desafio, diz psicólogo

momo 2Após um caso de morte por enforcamento de um menino de nove anos, em Pernambuco, possivelmente induzida por desafio relacionado a boneca Momo, as preocupações em volta do que, inicialmente, parece uma simples brincadeira, aumentaram entre os pais de crianças e adolescentes.

A boneca é representada de forma magra, olhos esbugalhados, semelhante a escultura da mulher-pássaro, pertencente ao museu Vanilla Galleru, em Tóquio. O desafio consiste em conversar com a “Momo” por mensagens. Uma vez que se fez contato pelo telefone, a boneca pode responder com algumas ameaças, e demonstra ter acesso a informações pessoais dos usuários. A partir daí, a pessoa pode ser coagida a alguns desafios, como enforcamento ou sufocamento.

Na opinião do psicólogo Vinicius Grassi, os pais têm um papel muito importante para que essa situação não continue e esses desafios não consigam mais atingir a maioria das crianças “É fundamental que os pais monitorem o que os filhos fazem na internet, supervisionar os aplicativos que estão acessando, conversar abertamente sobre os riscos, estarem mais próximos ao filho. Muitos pais hoje trabalham durante todo o dia e não têm tanto tempo para acompanhar a rotina dos filhos. Isso faz com que eles se apeguem cada vez mais as tecnologias e fiquem expostos a esses fenômenos”.

Ele diz que crianças e adolescentes buscam essas atrações por motivos distintos “As crianças são vitimadas por esse tipo de predador por não ter maturidade suficiente. Elas não conseguem discernir o que é uma brincadeira saudável do que é perigoso para elas. Já os adolescentes entram porque estão na fase de ‘eu posso tudo e não tenho medo de nada’; esses desafios são exatamente o que eles gostam”.

Alguns comportamentos podem denunciar que a criança está sofrendo algum tipo de coação, os pais devem ficar alerta. “O principal comportamento estranho que a criança adquire é o tempo maior de uso dos aparelhos eletrônicos, a maioria das crianças que passam por essas situações tem mudanças no humor, medos que ela já havia superado anteriormente reaparecem, como ficar no escuro e dormir sozinho e eles começam a ficar isolados” destaca o psicólogo.

Vinicius também fala que a influência dos ‘youtubers’ também pode contribuir para a ampliação desses casos. “Eles podem influenciar sim, porque a maioria deles tem milhões de seguidores, principalmente nessa faixa etária e as crianças os têm como ídolos. Se perguntar o que elas querem ser quando crescerem, muitas dizem que querem ser ‘youtuber’ ou gamer”, explica.

O especialista alerta novamente para a participação dos responsáveis: “mais uma vez, cabe aos pais olharem o que seus filhos estão assistindo. O ‘youtuber’ tem milhões de seguidores, mas é saudável para o seu filho pequeno assistir os vídeos dele? Todas as atitudes do apresentador do vídeo – que xinga, faz desafios, brincadeiras sem graça – seu filho vai querer repetir. É isso o que você quer?”, questiona Vinícius.

O consumo dessas tecnologias cada vez mais cedo pelas crianças pode causar vários danos, que vão além dos problemas na visão. O psicólogo revela que vários estudos já foram feitos e comprovam os riscos “O uso precoce da tecnologia pode trazer, a médio e longo prazo, muitos problemas, como dificuldades de interação isolamento, obesidade e depressão. Eu mesmo já atendi várias crianças com esses tipos de problemas” finaliza.

Por Lizandra Amario

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas