Dólar Em baixa
5,160
26 de abril de 2024
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,160

Lula preso pelo juiz Sergio Moro é (im)provável

Paulo Cesar Dutra

Se  o depoimento não for cancelado, vamos analisar, quais as chances de Sergio Moro decretar a prisão preventiva do ex-presidente Luiz Inácio  Lula da Silva (PT) depois de amanhã,  quarta-feira (10), no primeiro encontro cara a cara dos dois, em depoimento do ex-presidente à Justiça Federal? Na teoria é possível, na prática, um tanto improvável, segundo especialistas consultados. A possibilidade, contudo, inflama grupos pró e anti-Lula, que planejam marchar até a 13ª Vara Federal de Curitiba, onde o juiz atua.

À esquerda, paira a ideia de que Moro prepara uma “ratazana” para encarcerar o petista. É o que diz a Causa Operária, que planeja “ocupar Curitiba com cem mil guarda-costas contra a prisão de Lula. Há expectativa também à direita. A página de Facebook “Lula no Xadrez” publicou um cartaz que simula erros de português na fala do ex-presidente: “A República de Curitiba te aguarda ansiosa!!! Seja di pé, rastejando que nem jararaca ou de bicicreta, não tem pobrema… Vem logo, querido!”.

A eventual detenção de Lula -em outro dia- não é descartada pelo professor de processo penal da USP Gustavo Badaró. “Pelos padrões do Moro, por menos ele já prendeu outras pessoas. Em interrogatório, Léo Pinheiro [sócio da OAS] disse que Lula o aconselhou a destruir provas [e, 2014], uma hipótese clássica para a prisão preventiva”.

STJ mantém direito dos biomédicos
Exatos 10 anos foi o tempo que o Sindicato dos Biomédicos Profissionais do Estado de São Paulo – SINBIESP, através de sua assessoria jurídica representada pelo escritório Aparecido Inácio e Pereira Advogados Associados, levou para finalmente ver declarado o que a própria lei já previa. Em 20 de abril de 2007, iniciava esta longa batalha judicial, que tinha a simples finalidade de fazer garantir o disposto no inciso II, do artigo 5º, da Lei Federal nº 6.684, de 3 de setembro de 1979, onde expressamente autoriza o profissional biomédico, legalmente habilitado, a realizar serviços de radiografia (excluída a interpretação), bem como em atuar sob supervisão médica, no exercício de atividades de radiodiagnóstico. A referida ação movida pelo SINBIESP contra o CRTR da 5ª Região, perante a 19ª Vara da Justiça Federal do Estado de São Paulo, foi julgada procedente confirmando a decisão liminar que já havia sido conquistada, reconhecendo a plena legitimidade dos Biomédicos atuarem na área em discussão.

Eleição na França
O mais jovem presidente eleito no país, o centrista Emmanuel Macron, presidente eleito da França,   derrota Marine Le Pen e  ajuda a barrar onda nacionalista e antiglobalização na Europa. Promete muito o jovem centrista.

A identidade única
Continua a guerra do sim e não pela identidade única que por falta de boa vontade do governo federal, para quem não sabe ainda, o capixaba João Cezar Moraes em um curto espaço de 15 dias (de 17 a 31 de janeiro de 1995) no mandato de deputado federal em Brasília, surpreendendo aos seus pares, quando apresentou a proposta de criar um único número de identidade para todos os documentos do cidadão. O projeto foi sancionado pelo presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, em 1997, virando a lei 9.454, que ainda está sendo colocada em prática no país. O presidente Lula recebeu o documento número 1. Mas parou tudo. Já se foram 22 anos e cada ora aparece uma proposta que não vai adiante. Isto é Brasilililil (Não dá lucro e nem beiradinha para os políticos).

Vão largar o osso
O ex-prefeito de Vitória, João Coser foi reeleito para mais dois anos no mandato de Presidente Regional do PT, após vencer o deputado federal Givaldo  Vieira na eleição. Porém Coser foi derrotado na eleição do PT sobre se permaneceria ou não no Governo Paulo Hartung. Vão largar o osso.

Cervejas artesanais
A produção de cervejas artesanais no Espírito Santo já encanta os consumidores internos e em breve estará sendo mostrada para todo o país. Isto vai acontecer com a 1ª Bienal da Inovação e Criatividade, que acontece de 18 a 21 de outubro, na Fábrica de Idéias, em Vitória. O propósito do evento é reunir os principais nomes da inovação capixaba para aproximar a população do que é criado no Estado.

  26ª Ciretran do Estado
O município de Baixo Guandu, no noroeste do Estado, vai abrigar a 26ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) do Espírito Santo. A previsão está no Projeto de Lei Complementar (PLC) 14/2017, enviado pelo Executivo à Assembleia Legislativa. A proposta extingue o posto de atendimento de veículos (PAV) existente no município. O Estado conta com 54 PAVs, segundo a assessoria de comunicação do Detran-ES.

Enseada Azul de fora
Quando li essa matéria de que  mais quatro novas praias da região do Alentejo, em Portugal, receberam a certificação Bandeira Azul, símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente às praias costeiras e fluviais, portos de recreio e marinas no Mundo. No total, Alentejo possui agora 31 praias qualificadas pelo programa. Uma pena que o nosso Espírito Santo tem tantas praias lindas e não tem nenhuma com esse título da Bandeira Azul. No município de Guarapari existe o balneário da Enseada Azul que têm tudo para receber a certificação Bandeira Azul! Mas está tudo parado na mesa do prefeito e só Deus sabe quando a Prefeitura vai olhar para essa oportunidade, de alavancar o turismo da região.

A certificação é uma iniciativa da Associação Bandeira Azul no Mundo, concedida às praias costeiras e fluviais que cumprem diversos critérios de conscientização e preservação do meio ambiente, como qualidade da água, segurança e serviços. Quando será que teremos a cerimônia oficial de hasteamento da  Bandeira  Azul no Espírito Santo!

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas