rodapé_whatsapp

O programa ID Jovem, que faz parte da Lei da Juventude e concede meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos e garante a reserva de duas passagens gratuitas e duas com 50% de desconto em viagens interestaduais feitas em ônibus convencional, trem ou embarcação foi paralisado para sofrer modificações.

A identidade é permitida para a jovens de baixa renda que fazem parte do CadÚnico, e que necessitam de auxílio para ter acesso a eventos culturais, esportivos e laser. Para ter direito é preciso ter entre 15 e 29 anos, sendo estudante ou não; estar inscritos no CadÚnico com NIS ativo e com informações atualizadas há pelo menos 2 anos e possuir renda familiar de até 2 salários mínimos.

Recentemente, alguns jovens se assustaram ao procurar o site para fazer o cadastro e encontrar a seguinte mensagem:

WhatsApp Image 2018-05-16 at 17.34.47

O estudante  Elielton Oliveira  ficou bastante desanimado com a notícia. “Fiquei triste, eu nem cheguei a usar o serviço e foi suspenso. A maioria dos meus amigos estão animados com o encontro nacional de design (meu curso) que acontecerá esse ano e eu que estava cogitando ir já tenho que tirar a possibilidade da lista, é claro. Tirando algumas outras viagem que eu queria realizar, tipo conhecer o Inhotim, eu acho um lugar lindo que acaba que só conheço pela internet e pelo visto vai demorar ainda mais pra eu conhecer fisicamente”, relata o jovem.

Mas o que a mensagem realmente quer dizer é que o programa continua ativo, mas está sendo executado pela Secretaria Nacional de Juventude, portanto o programa permanece funcionando.

O lançamento oficial do Programa Identidade Jovem aconteceu em 06 de dezembro de 2016 disponibilizando, assim, a todos os beneficiários, em todo o território nacional, a possibilidade de emissão  do cartão virtual de identificação, por meio de site na internet e aplicativo para dispositivos móveis, como celulares.

Nesta quarta-feira (16), foi feita a transição do sistema, que antes era operado no portal da Caixa Econômica Federal, para o site www.juventude.gov.br/idjovem . A partir de quinta-feira (17), o site já estará operacionalizando normalmente. O novo portal da ID Jovem 2.0 será mais moderno, dinâmico e interativo. Os usuários da ID Jovem poderão interagir com outros jovens em chats de bate-papo, haverá ainda um central online de informações e de denúncias.

Na Central de Denúncia, o usuário poderá  informar quais empresas, estabelecimentos ou produtores de eventos estão descumprindo a lei da meia-entrada. A Central vai permitir também tirar fotos e inserir informações para especificar o caso com o objetivo da apuração, que serão enviadas ao Comitê Estadual de fiscalização e acompanhamento do programa para solucionar o problema.

A extensão do ID Jovem para passagens aéreas ainda foi tema de audiência pública na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (16/05), em Brasília (DF), na Comissão de Turismo. A gratuidade de transporte interestadual e o desconto de 50% em duas passagens por veículo, quando esgotadas as duas passagens gratuitas, destinadas aos jovens de baixa renda, está prevista no artigo 32 do Estatuto da Juventude.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *