Falta pouco para o Dia das Mães, segunda data de maior movimentação no comércio. Se tem filhos olhando vitrines e pesquisando para comprar os presentes para as mães, tem também a equipe de fiscalização do Procon da Serra vistoriando os estabelecimentos comerciais para garantir relações de consumo seguras.
A fiscalização começou na semana passada e vai percorrer, até às vésperas do dia 13 de maio, os principais pontos comerciais da cidade, como Laranjeiras, Porto Canoa, Serra-Sede, entre outros. Os focos são as lojas que vendem eletrônicos, eletrodomésticos, perfumaria, jóias, chocolates, viagens, roupas, calçados, flores e também restaurantes.
Nas visitas é confirmado se o estabelecimento está de acordo com as exigências, apresentando os itens obrigatórios (cartaz antifumo; cartaz com telefone do Procon; informativo especificando todas as formas de pagamento; exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC) para eventuais consulta do consumidor; precificação dos produtos e serviços de forma clara, precisa e ostensiva; e se o estabelecimento emite nota fiscal ou documento equivalente).
Também são observadas, por exemplo, a política de troca da loja e o agendamento de entrega e montagem, e são feitas abordagens aos consumidores para orientação.
“O Procon da Serra vai intensificar as ações neste período que antecede o Dia das mães para garantir que não haja problemas na hora da compra, mas muitas vezes a dificuldade, infelizmente, acontece depois de o produto ou serviço ser adquirido, na hora da troca, por exemplo.
Por isso, pedimos muita atenção do consumidor, para que siga nossas dicas. E que, ainda assim, se tiver problemas, faça a reclamação”, afirmou a diretora do Procon, Nívia Passos.
Lembrando que o consumidor que quiser buscar orientações ou se sentir lesado, pode procurar o Procon da Serra. O endereço é avenida Talma Ribeiro Rodrigues, nº 5416, Portal de Jacaraípe (antigo Shopping Norte), das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Para tirar dúvidas, também pode ligar para 3252-7395/3252-7243.
É preciso que o consumidor tenha disponível o RG (carteira de identidade), CPF, comprovante de residência, nota fiscal e outros documentos que possam comprovar a reclamação.