Dólar Em baixa
5,105
19 de maio de 2024
domingo, 19 de maio de 2024

Vitória
29ºC

Dólar Em baixa
5,105

Restauro do Relógio da Praça Oito será entregue nesta quinta-feira

Foto: Divulgação / Prefeitura
Foto: Divulgação / Prefeitura

Um dos maiores patrimônios históricos do Centro Histórico de Vitória está de cara nova. O Relógio da Praça Oito, que foi completamente restaurado, será entregue aos capixabas nesta quinta-feira (21), a partir das 11 horas, na praça homônima, com a participação do Trio de Cordas da Fafi.

O trabalho durou três meses para ser executado. “O relógio da Praça Oito representa a história de uma cidade, de um centro histórico, de uma população que vê nele a própria identidade. É um monumento fundamental e popular. Justamente por isso, pertence a todos nós, habitantes de uma cidade que admira, respeita e ama aquilo que a define”, disse o secretário municipal de Cultura, Francisco Grijó.

Restauro e maquinário

Para a instalação do maquinário toda a parte elétrica foi adequada e restaurada, o que devolve ao monumento uma de suas características mais marcantes: tocar os primeiros acordes do hino do Espírito Santo.

Já para o restauro da torre do relógio, o principal revestimento utilizado foi o pó de pedra, material usado na maioria das edificações art déco restauradas na atualidade. Os principais danos identificados no monumento estão ligados à pichação com spray, além de sujeiras da poluição e umidade.

Para retirar a sujeira foram utilizados jatos de água quente com baixa pressão e, em alguns casos, sabão neutro e lixamento superficial. Já para retirar a tinta spray foi utilizado um removedor, após escovação com escova de cerdas de nylon e água, até a retirada total da camada de tinta. A parte interna foi totalmente lixada e pintada.

História

O relógio da praça Oito foi instalado em 1942. Ele foi tombado como patrimônio histórico estadual e está sob proteção legal inscrita no Tombo Histórico. Até a década de 1970, o relógio tocou a cada hora os acordes iniciais do hino do Estado do Espírito Santo, quando um defeito deixou o equipamento sem sua principal característica.

Em outubro de 2013, após quase 40 anos sem tocar os primeiros acordes do hino do Espírito Santo, o equipamento foi restaurado pela Prefeitura de Vitória. Três anos depois – no final de 2016 – o aparelho foi danificado em função de oscilações na rede elétrica, queimando o drive do equipamento.

Fonte: Prefeitura de Vitória

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas