Dólar Em alta
5,195
30 de abril de 2024
terça-feira, 30 de abril de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em alta
5,195

Quase mil pessoas deixam suas casas no Espírito Santo por causa das chuvas

As chuvas que atingem o Espírito Santo desde o dia 15 de dezembro já obrigaram, pelo menos, mil pessoas a deixarem suas casas. Só em Cachoeiro de Itapemirim, mais de 400 pessoas estão desalojadas devido a deslizamentos que atingiram os bairros Rubem Braga, Village, Novo Parque, Amaral, Baiminas e Laranjeiras.
Segundo boletim atualizado pela Defesa Civil Municipal no fim da manhã desta segunda-feira (19), de domingo (18) para esta segunda Colatina registrou o maior acumulado de chuva: 41.96mm. A cidade foi seguida por São Domingos do Norte (26.57), Governador Lindenberg (21,27), Domingos Martins (20.63).
Segundo previsão do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a partir desta segunda-feira (19) a instabilidade começa a perder força no Espírito Santo. Podem ocorrer muitas nuvens e chuva em alguns momentos do dia por toda a metade norte capixaba. Nas demais áreas do estado, o dia será de sol entre muitas nuvens, mas não deve chover.
A terça (20) e a quarta-feira (21) seguem com variação de nebulosidade ao longo do dia e há previsão de chuva no litoral norte apenas pela manhã, enquanto nas demais áreas da metade norte capixaba pode ocorrer chuva em alguns momentos do dia. As demais áreas do estado seguem com variação de nuvens, mas sem previsão de chuva.
Interdição de vias
O motorista que estiver deixando Cachoeiro tem duas opções. Ele poderá seguir pela ES 164 (sentido Vargem Alta) e, na altura de Soturno, pegar a ES 488. Para quem estiver seguindo pela BR 393, precisará continuar pela estrada que dá acesso ao Distrito Industrial de São Joaquim. Para quem estiver indo para Cachoeiro, também há duas opções. Seguindo pela ES 482, o motorista pegará a estrada que dá acesso ao Distrito Industrial de São Joaquim, ou pode utilizar a ES 488, chegando a Cachoeiro pela ES 164.
Por conta das fortes chuvas, a ponte de Vila do Itapemirim, no km 19 da ES 487, rompeu. A alternativa para o motorista que estiver indo de Rio Novo do Sul (BR 101) para Itapemirim será a estrada da localidade de Fazenda Velha, passando pela comunidade do Gomes e chegando à ES 060.
Essa alternativa é também para quem estiver saindo de Barra do Itapemirim em direção à BR 101. Para quem estiver em Marataízes, o acesso mais viável para a BR 101 continua sendo por meio da ES 490. As equipes do DER-ES estão de plantão para as ocorrências das chuvas, e os motoristas precisam ter atenção redobrada na condução dos veículos.
Em Muniz Freire, rolamento de blocos interditaram a ES-379 (sem pavimentação) isolando o distrito de São Cristóvão. Equipes do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Espírito Santo (DER-ES) estão de plantão e monitorando todos os trechos para garantir a trafegabilidade nas rodovias estaduais. As ocorrências mais comuns têm sido quedas de barreiras e galhos de árvores.
Situação dos municípios atingidos pelas chuvas
Colatina: Alagamentos no bairro Santa Terezinha. Casas foram atingidas e 03 famílias perderam seus pertences e estão sendo atendidas pela Compdec e pela Assistência Social municipal. Às 07h, a vazão de fluente na UHE Mascarenhas estava em 2322 m3/s. Estado de Atenção.
Muniz Freire: 14 famílias desalojadas e deslizamento de massa. Rolamento de blocos interditaram a ES-379 (sem pavimentação) isolando o distrito de São Cristóvão em 18/12/2016.
Mimoso do Sul: 40 famílias estão desabrigadas e 13 famílias desalojadas.
Rio Novo do Sul: 04 famílias desabrigadas e 14 famílias desalojadas.
Piúma: 1 família desalojada.
Alfredo Chaves: 02 famílias desalojadas. Quedas de barreiras.
Cachoeiro de Itapemirim: 143 famílias (433 pessoas) desalojadas, 01 família (9 pessoas) desabrigada. Deslizamentos atingiram os bairros Rubem Braga, Village, Novo Parque, Amaral, Baiminas e Laranjeiras.
Presidente Kennedy: 07 famílias desabrigadas
Jerônimo Monteiro: 01 família desabrigada
Castelo: 83 pessoas desabrigadas. 276 pessoas desalojadas.
Anchieta: 20 pessoas desalojadas
Iconha: 06 pessoas desalojadas. Limpeza de ruas e estradas e recolocação de pavimentos.
Linhares: 09 pessoas desabrigadas estão, temporariamente, em uma escola do Bairro Jardim Laguna, sob os cuidados da Ação Social, todos oriundos do Bairro Olaria. 02 famílias desabrigadas (09 pessoas) devido à inundação. Nível do Rio Doce 343 (cm) às 09h de 19/12/2016.
Situação de Emergência: Até o momento os municípios que informaram que vão declarar são Iconha e Castelo. Os demais estão levantando informações para avaliarem a situação.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas