frio___dayana_souza__11_-68972

Uma forte massa de ar polar chega ao Brasil avança da Argentina e traz frio intenso para os estados brasileiros esta semana. Os ventos frios começaram a ser sentidos em algumas áreas do Rio Grande do Sul no final de semana. Mas é a partir de segunda-feira (17) que o ar extremamente frio avança com força.

Esta poderá ser a massa polar mais forte sobre o centro-sul da América do Sul deste ano.  A previsão é de que o centro de alta pressão desta massa de polar atinja o valor de 1040 hPa sobre o norte de Argentina. É um valor excepcionalmente forte e poucas vezes observado nesta parte da América do Sul. Ao que tudo indica, o poder de frio desta polar será maior do que o da massa polar que gelou o Brasil nos últimos dias de abril .

No Brasil, o frio mais intenso desta massa polar vai ocorrer sobre os estados do Sul, em Mato Grosso do Sul e também nas porções sul e oeste de Mato Grosso. Porém, até o dia 22, o frio desta massa de ar se espalha com moderada a forte intensidade sobre quase todo o Sudeste e Centro-Oeste e também sobre Rondônia, Acre e o sul do Amazonas.

Muitos recordes de frio serão batidos na passagem desta massa de ar polar e é possível que o Brasil tenha as baixas temperaturas do ano até agora. Por enquanto, a menor temperatura registrada no país, considerando as medições feitas pelo Instituto Nacional de Meteorologia e Epagri-Ciram foi 5,7°C abaixo de zero no dia 26 de junho, em Bom Jardim da Serra, na parte mais elevada da serra de Santa Catarina.

Na passagem desta intensa onda de frio há condições para ventania, queda de neve na Região Sul, geada e temperaturas abaixo de zero.

Fonte: Climatempo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *