Dólar Em baixa
5,160
26 de abril de 2024
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,160

Férias de julho: veja alguns cuidados para curtir sem preocupações

Sair de férias é uma delícia e para muita gente esse período é sinônimo de fazer aquela viagem tão desejada. Mas para que tudo corra bem, é preciso tomar alguns cuidados para que o passeio só tenha bons momentos. Quem vai fazer uma viagem com duas horas ou mais de duração, seja de carro, ônibus ou avião, deve tomar precauções para evitar a trombose venosa (formação de coágulo de sangue com obstrução da veia) que pode se iniciar na perna. O risco de o problema aparecer aumenta principalmente em quem fica muito tempo parado, portanto, a recomendação é fazer caminhadas no corredor do avião, movimentar os pés com flexões e extensões e se for de ônibus ou de carro, aproveitar as paradas para alongar as pernas e se movimentar.

“Ficar sentado com as pernas paradas por muito tempo piora a circulação sanguínea, por isso, é importante que as pessoas se movimentem, bebam bastante água, usem roupas e calçados confortáveis e uma meia elástica de baixa compressão. Principalmente as que têm predisposição para trombose”, indica a angiologista e cirurgiã vascular Adriana Guerra. Adriana também ressalta que quem já apresentou uma trombose, ou tem história familiar, varizes ou inchaço nas pernas deve fazer uma avaliação médica antes de viajar para receber orientações mais adequadas ao seu caso.

Outra parte do corpo que merece atenção é a pele. A umidade do ar dentro da cabine do avião é de apenas 10% a 20%, quando o ideal é no mínimo de 40%. Essa baixa umidade, além de facilitar a desidratação, resseca a pele e as vias aéreas. Para manter o rosto hidratado sem aumentar a oleosidade, a dermatologista Kátia Ventura, indica fazer borrifadas de água termal durante todo o voo e deixar secar naturalmente. “A água termal possui concentração ideal de minerais responsáveis por hidratar, tonificar, acalmar, refrescar e revitalizar a pele”. Para os lábios, a dica é abusar do protetor labial. O ar seco também é inimigo da saúde dos cabelos, pois retira a umidade da fibra capilar e deixa-os rebeldes e ressecados. “Para amenizar o problema aplique um creme leave-in e faça um coque”, ensina a dermatologista Waldéria Stephani Ribeiro.

O cansaço e o sono também costumam ser comuns durante as férias. Países com diferença de fuso horário ou mesmo a mudança na rotina do sono podem dar uma bagunçada no relógio biológico. Para lidar com o mal estar provocado pelo jet lag a médica do sono Simone Prezotti recomenda não ingerir bebidas alcoólicas no avião e, assim que chegar ao destino fazer uma caminhada leve ao ar livre. Outra dica é ir se adaptando ao fuso horário alguns dias antes da viagem. Agora, se a viagem for de carro, o cuidado deve ser dobrado. Segundo o Conselho Nacional de Trânsito, a sonolência ocupa o segundo lugar entre as principais causas de acidentes de trânsito e atinge principalmente os motoristas que dirigem por mais horas seguidas do que o recomendado. “Se apresentar qualquer sinal de sonolência, como bocejos ou piscadas mais longas, prefira parar o carro e descansar. Também não é indicado dirigir por mais de nove horas seguidas”, afirma Simone.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas