Dólar Em baixa
5,160
26 de abril de 2024
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,160

Falta de oxigênio no porão do Sepetiba Bay pode ter causado mortes, diz sindicato

Sepetiba BayQuase um mês após o acidente que vitimou três portuários quando trabalhavam no navio Sepetiba Bay, atracado em Aracruz, o Sindicato dos Estivadores divulgou, na última terça-feira (21), o que teria sido a causa das mortes: falta de oxigênio no porão.

De acordo com o sindicato, uma falha na medição de oxigênio é a principal suspeita. Segundo a perícia, analisada em conjunto com a Fundacentro, do Ministério do Trabalho, havia 5% de oxigênio no local quando ocorreu vazamento de um suposto gás tóxico e o ambiente deveria ter, em condições normais pelo menos 21%.

A Companhia de Navegação Norsul, que fretava o Sepetiba Bay e é responsável pelos profissionais embarcados no navio foi procurada para comentar o caso, mas não retornou os contatos.

Relembre o caso

No último dia 24 de julho, um acidente no dentro da área do Portocel, em Barra do Riacho, Aracruz, no Norte do Espírito Santo, deixou três trabalhadores mortos e outro ferido. Segundo informações do Sindicato dos Portuários, um vazamento de gás tóxico teria sido responsável pelas mortes de Adenilson Rodrigues de Carvalho, 47 anos, Clovis Lira da Silva, 56 anos e Luiz Carlos Milagres, 64 anos

Ainda de acordo com o Suport-ES, as informações iniciais dão conta de que um dos portuários teria descido o porão do navio Sepetiba Bay de barcaça de madeira, mas, ao inalar o gás tóxico, desmaiou e chegou a cair da escada. Os outros colegas foram tentar socorrê-lo, mas acabaram inalando o gás e desmaiando também.

O Corpo de Bombeiros socorreu as vítimas, que foram levadas para o Hospital São Camilo, em Aracruz, mas não resistiram. O presidente do Suport-ES, Ernani Pereira Pinto, lamenta o fato e disse que está cobrando as providências para que as investigações apontem as causas do acidente. “Essa tragédia mostra a necessidade de se ampliar o leque de segurança no terminal, principalmente em porão de navio, um espaço confinado, cumprindo à risca a Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário (NR-29)”.

O Terminal Especializado de Barra do Riacho (Portocel) é o único porto do Brasil especializado no embarque de celulose.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas