Dólar Em baixa
5,160
26 de abril de 2024
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,160

Estudo aponta que problemas de autoestima e peso estão entre as causas de ansiedade

AnsiedadeNos últimos anos, a ansiedade tem se tornado um dos principais problemas para a saúde pública. Esse cenário é reforçado com os resultados de uma pesquisa recente realizada pelo portal de saúde Minha Vida com sua base de leitores, a Life Insights: Ansiedade. De acordo com o levantamento, estar fora do peso ideal, ter contas a pagar e problemas com dinheiro em geral são os três principais motivos para sentimentos negativos ao longo do dia.

De acordo com a pesquisa Life Insights: Ansiedade, realizada pelo portal Minha Vida, 85% dos entrevistados afirmaram sofrer com a ansiedade regularmente, sendo comum para ambos os sexos e todas as faixas etárias. Porém, é mais frequente entre as mulheres (86% das mulheres sofrem com o problema, contra 73% dos homens).

As preocupações que causam maior ansiedade entre os respondentes são diferentes de acordo com o gênero. Para as mulheres, estar fora do peso ideal, ter afazeres domésticos e a ver a desorganização da casa são as maiores preocupações. Já contar a pagar, falta de dinheiro e trabalho são as maiores preocupações entre os homens.

Metade dos brasileiros têm dificuldade para dormir. O sono é uma das características mais afetadas em pessoas com transtornos de ansiedade que não fazem acompanhamento médico e tratamento adequado.

Momentos de tristeza e estresse não são tratados como sinais de doença pelos brasileiros. A maioria dos respondentes da pesquisa se acalmam com atividades comuns, como escutar música (38,3%) e assistir à TV (35,7%) também se mostrou uma forma de escapar da tensão.

O estudo aponta que 41% dos brasileiros afirma não estar feliz com sua vida atualmente, um dado preocupante, que pode sinalizar o impacto da ansiedade na qualidade de vida. O nível de infelicidade declarada é maior para mulheres do que para homens e chaga ao seu máximo para a faixa etária de 35 a 44 anos (em que 45,2% declararam estar infelizes atualmente).

As pesquisas anuais Life Insights: Health Report indicam que a ansiedade lidera, nas últimas cinco edições, o ranking de problemas de saúde mais frequentes entre os leitores do portal.

Em sua primeira edição, a pesquisa Life Insights: Ansiedade obteve 977 respostas válidas, com participação de 1.278 leitores do portal, de diferentes classes sociais, faixas etárias e sexos. O levantamento foi realizado em maio de 2018.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas