Dólar Em baixa
5,160
25 de abril de 2024
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em baixa
5,160

ES registra saldo negativo entre admissões e demissões em agosto

Foto:PMS
Foto:PMS

O mercado de trabalho capixaba continua mostrando muita volatilidade. Após duas altas significativas em abril e maio, o saldo líquido entre admissões de demissões no Espírito Santo apresentou o terceiro saldo líquido negativo nesse indicador extinguindo, em agosto, 2.847 postos de trabalho formais. Ainda assim, o resultado é o melhor registrado para o mês de agosto desde 2015. Para se ter uma ideia, o saldo negativo no mês de agosto do ano passado foi negativo em 4.862 postos formais de trabalho e 2015, em 4.503. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged-MTE).

fecomércioCom esse resultado o acumulado no ano no Estado diminuiu, passando de um saldo positivo de 3.633 para um saldo positivo de 786 entre admitidos e desligados. No entanto, para efeito de comparativo, em 2016 o acumulado até agosto mostrou um fechamento de quase 24 mil postos de trabalho.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismodo ES (Fecomércio) avalia que diante desses resultados observa-se que o mercado de trabalho ainda não mostrou uma consistente tendência positiva. Nesse cenário, fatores como a sazonalidade dos setores durante o ano são os responsáveis pelos resultados mês a mês, seja para o lado positivo, seja para o negativo.

Comércio e Serviços

O segundo setor que mais admite no Espírito Santo (depois dos serviços), o comércio apresentou fechamento de 434 postos de trabalho formais, resultado de 6.290 contratações e 6.724 demissões. Com esse resultado, o comércio do Estado acumulou no ano até agosto o fechamento de 3.802 postos de trabalho formais. Mas para efeito comparativo, no mesmo período em 2016, o comércio capixaba acumulou um fechamento de mais de 9 mil postos de trabalho de janeiro a agosto. Isso significa dizer que, relativamente, os resultados ainda são melhores que os do ano passado. O setor de serviços, por sua vez, apresentou mais um saldo negativo com fechamento de 1.329 postos de trabalho formais no mês. Com esse resultado, o acumulado do setor passou a ser negativo com o fechamento de 303 postos de trabalho até agosto.

Demais setores

Dos seis setores pesquisados apenas dois registraram saldos positivos em agosto no Espírito Santo: a indústria com criação de 318 postos de trabalho e a construção civil com 329. Os demais setores apresentaram saldos negativos com destaque para a agropecuária com saldo negativo entre admissões e demissões na ordem de 1.719 postos de trabalho formais, seguido pelos serviços com recuo de 1.329 postos.

Brasil

O Brasil registrou novamente saldo positivo entre admitidos e desligados em agosto, criando 35.457 postos de trabalho formais. No país os setores que puxaram os resultados positivos da criação de vagas foram os Serviços que obteve saldo líquido positivo de 23.299 postos de trabalho e a Indústria, com saldo positivo de 12.304 postos.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas